Título: Ministro assume indicação de petista sob investigação
Autor:
Fonte: O Globo, 26/06/2008, O País, p. 10

BRASÍLIA. O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Britto, assumiu ontem a responsabilidade pela nomeação do petista Fabrizio Pierdomenico como subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário do órgão, no início de junho. Pierdomenico responde a processo por dispensa de licitação do Terminal de Exportação de Veículos no Porto de Santos, quando fazia parte da diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Britto alegou emergência para a construção do novo terminal e disse que o processo é contra toda a diretoria da Codesp.

Reportagem de ontem do jornal "O Estado de S.Paulo" informa que Pierdomenico é réu e que sua nomeação seria problemática, pois, além da dispensa da licitação, a Codesp deu uma autorização para que a Santos Brasil, que operou o terminal, fizesse os estudos de duplicação do porto santista. Segundo o jornal, a nomeação seria responsabilidade da ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil.

- A ministra apenas assinou a nomeação, que é a função dela. A indicação e toda a responsabilidade é minha. Antes de indicá-lo, consultei o corpo jurídico da secretaria, que afirmou não haver impedimento para a nomeação - disse o ministro.

Britto disse que a indicação de Fabrizio foi técnica e que ele é reconhecido no setor. Segundo o ministro, o processo movido pelo Ministério Público Federal em Santos é contra toda a diretoria da Codesp, e não apenas contra seu novo subsecretário.