Título: Ibope: Marta lidera em São Paulo, com 34%
Autor: Roxo, Sergio
Fonte: O Globo, 26/06/2008, O País, p. 10

Alckmin, em segundo, ganharia da petista num eventual segundo turno; Kassab está em terceiro.

SÃO PAULO. A ex-ministra Marta Suplicy (PT) lidera a corrida pela prefeitura de São Paulo com 34% das intenções de voto contra 27% do segundo colocado, Geraldo Alckmin (PSDB), segundo pesquisa do Ibope feita a pedido do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp). A vantagem de sete pontos percentuais da petista fica no limite da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

O cenário considerado é o mais provável para a eleição de outubro, com a candidatura de Paulo Maluf (PP) e sem Luiza Erundina (PSB), já que o PSB aderiu ontem à candidatura do PT. Com essas opções, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) é o terceiro colocado, com 14%. Paulo Maluf (PP) aparece em quarto, com 8%. A pesquisa ouviu 602 eleitores e foi realizada entre 21 e 23 de junho.

- Temos que aguardar o próximo levantamento para saber se há mesmo uma tendência de liderança da Marta - disse o diretor do Ibope Hélio Gastaldi, responsável pela pesquisa.

O instituto simulou outros três cenários. Em todos, aparece o nome de Paulinho (PDT), que não deve se candidatar e poderá apoiar Marta. Com Erundina na disputa, Marta tem 31%, Alckmin soma 25% e Kassab fica com 13%. Maluf tem 8%, um ponto à frente de Erundina, que não deve disputar. Sem Maluf e com Erundina, a petista lidera com 32% e Alckmin fica em segundo, com 27%. Kassab somaria 14% e Erundina, 9%. Se Maluf e Erundina saem, Marta fica na frente, com 36%. Alckmin tem 30%, e Kassab, 15%.

Sem Erundina e com Maluf, Marta sobe quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de maio. Alckmin cai dois pontos e Kassab, um. A intenção de voto em Maluf não se alterou.

Num eventual segundo turno, Alckmin bateria Marta com 49% contra 41% das intenções de voto. Na disputa Marta e Kassab, a petista levaria vantagem de 50% a 36%. Se Alckmin e Kassab se enfrentassem, a vitória seria do tucano por 54% a 25% dos votos. A pesquisa mostra ainda que o candidato com maior índice de rejeição é Maluf, que tem 51%. Já Marta tem a rejeição de 32%. Kassab aparece em quarto na lista, com 27%. Alckmin tem só 14% de rejeição.