Título: PTB de Jefferson agora dá apoio a Eduardo Paes
Autor: Menezez, Maiá
Fonte: O Globo, 26/06/2008, O País, p. 11

Partido desiste de Marcelo Crivella em favor de aliança com o candidato peemedebista.

O candidato do PMDB a prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebeu ontem apoio do PTB, presidido pelo deputado cassado Roberto Jefferson. O partido havia fechado aliança com o pré-candidato Marcelo Crivella (PRB), mas depois que o PMDB rompeu o acordo com o PT, de Alessandro Molon, e relançou Paes, a aliança entre as duas legendas voltou à pauta. É o terceiro partido a confirmar apoio à coligação com o peemedebista. Anteontem, PP e PSL também anunciaram acordo.

O acerto será anunciado oficialmente hoje, às 10h, na sede do PTB, no Centro do Rio. As negociações foram conduzidas pela presidente regional do partido, a vereadora Cristiane Brasil. Desde que ganhou a indicação do PMDB para disputar a prefeitura, na convenção de domingo, Paes participa de reuniões para aumentar seu tempo de propaganda de TV e fechar apoios políticos. Segundo ele, há possibilidade de mais cinco ou seis partidos participarem da coligação.

Por mais que esteja avançando nas composições políticas, o peemedebista tem sua candidatura questionada por causa da saída da Secretaria estadual de Turismo, Esporte e Lazer. A exoneração foi publicada num encarte do Diário Oficial com data retroativa. A publicação circulou, um dia depois do prazo da Justiça Eleitoral para desincompatibilização, com a data da véspera.

O ex-deputado Carlos Dias, ligado à Igreja Católica, chegou a se lançar como pré-candidato pelo PTB. Antes, foi cotado para ser vice de Crivella. Anunciada a aliança com Paes, o ex-deputado fez elogios ao peemedebista, que é apoiado pelo governador Sérgio Cabral:

- Eduardo é um excelente candidato, tem experiência e é preparado. Não tenho palavras negativas para essa aliança, agora é esperar.

Vice de Eduardo Paes pode sair do PTB

Cristiane Brasil chegou a ser anunciada por Crivella, em abril, como futura secretária especial da Terceira Idade, caso ele ganhasse a eleição. Na ocasião, Cristiane disse que estava trabalhando pela vitória de Crivella. Ela afirmou que a indicação para o cargo era um reconhecimento de seu trabalho. O vice na chapa de Paes ainda não foi anunciado, mas pode ser do PTB.