Título: TRE-RJ fecha 3 centros sociais de pré-candidato
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 27/06/2008, O País, p. 8

Título eleitoral constava de ficha de pacientes atendidos em instituições em São Gonçalo

Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio fecharam ontem à tarde três centros sociais em São Gonçalo. Todos pertencem ao pré-candidato a vereador José Carlos Vicente (PSB). Terça-feira, a fiscalização apreendeu fichas de pacientes atendidos em uma das instituições, no bairro de Vila Lage. Nos documentos, constavam endereços e títulos de eleitor de 70 pessoas atendidas no local. Nos centros sociais, funcionários agendavam consultas de especialidades como clínica geral e pediatria.

- Ficou tão flagrante o crime eleitoral que o juiz assinou o mandado antes mesmo de encaminhar o pedido para o Ministério Público. O candidato tem o direito de se defender, mas dificilmente serão reabertos antes das eleições - diz o coordenador-geral da fiscalização eleitoral no município, Elias Siqueira.

O mandado de interdição foi assinado pelo juiz João Guilherme Chaves Rosas Filho.

O primeiro a ser interditado foi o Centro Médico José Carlos Vicente, na Avenida Lúcio Tomé Feitosa, em Vila Lage. Em seguida, os fiscais seguiram para a Engenho Pequeno, onde fecharam o segundo centro social. O terceiro funcionava na Rua Abílio José de Matos, em Porto da Pedra. Funcionários tiveram que voltar para casa.

Para o candidato José Carlos Vicente, as interdições foram fruto de um "mal-entendido".

- Eu mantenho esses centros sociais há oito anos. Antes, nos primeiros formulários, a funcionária anotava o título de eleitor na ficha. Hoje, isso não acontece mais. Respeito a lei eleitoral - disse.