Título: Número de usuários de cocaína aumentou 75%
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 27/06/2008, O País, p. 11

Consumidores de maconha cresceram 160%, diz ONU

Jailton de Carvalho

BRASÍLIA. Relatório divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta um crescimento de 160% no número de usuários de maconha e de 75% no de consumidores de cocaína no Brasil entre 2001 e 2004. O documento, elaborado pelo Escritório da ONU contra Drogas e Crime (UNODC), indica que o país tem hoje cerca de 870 mil usuários de cocaína. Em 2001, os usuários da droga equivaliam a 0,4% da população entre 12 e 65 anos de idade. Em 2004, o percentual subiu para 0,7%. O mercado de consumo da cocaína no Brasil é o segundo do continente. Só fica atrás dos EUA, onde mais de seis milhões assumiram o uso da droga pelo menos uma vez ao ano.

Segundo o UNODC, o país tem mais de três milhões de consumidores de maconha. Em 2001, eles eram 1% da população entre 12 e 65 anos. Três anos depois, eram 2,6%. Os autores do relatório informam, sem citar números, que está havendo aumento no consumo de ecstasy, crack e merla, entre outras drogas no país. O quadro é considerado preocupante. Segundo Giovanni Quaglia, representante do UNODC, é possível que a próxima pesquisa apresente números ainda mais elevados sobre tráfico e uso de drogas.

- Os percentuais de consumo no Brasil ainda são mais baixos que na Argentina, Chile e outros países. A margem para o crescimento no Brasil é grande - disse Quaglia.