Título: Dirigentes é solto no Zimbábue na véspera da eleição
Autor:
Fonte: O Globo, 27/06/2008, O Mundo, p. 29

Secretário-geral da oposição terá liberdade restringida. Apesar da pressão, Mugabe realiza hoje segundo turno

HARARE. Na véspera do controverso segundo turno das eleições presidenciais do Zimbábue, o secretário-geral do partido de oposição Movimento pela Mudança Democrática (MDC), Tendai Biti, foi solto ontem da prisão após pagamento de fiança. Biti ficou duas semanas preso acusado de difamar o presidente Robert Mugabe e de traição, o que no país é crime passível de pena de morte. O opositor teve que pagar multa de um trilhão de dólares zimbabuanos (o equivalente a US$200), sendo obrigado a ficar em casa e a entregar seu passaporte e o certificado de propriedade de sua casa. Segundo ele, a situação da prisão mostra ¿o colapso do Estado¿.

¿ As pessoas estão morrendo, não há comida, nem cobertor, é um lugar deprimente ¿ disse. Não foi fácil, mas temos que continuar lutando.

População pode ser forçada a votar

A oposição diz que a prisão de Biti foi mais um ato de intimidação de Mugabe, há 28 anos no poder, para garantir hoje a reeleição. O líder da oposição, Morgan Tsvangirai, acusa o governo de perseguir e executar pelo menos 86 de seus dirigentes, numa escalada de violência que o forçou a abandonar a disputa no domingo, tornando o pleito de hoje uma eleição de um candidato só. Tsvangirai afirmou ontem que o Exército de Mugabe preparou um plano para forçar a população a votar em massa no ditador. Ele recomendou que eleitores vão às urnas mesmo a contragosto de forma a evitar mais derramamento de sangue.

¿ Qual é a diferença? Esse governo não tem legitimidade e vai continuar assim ¿ disse. ¿ Líderes tradicionais estão sendo obrigados a conclamar os membros de suas comunidades a votar. De forma que os atos de violência e as pressões contra o povo continuam a ocorrer.

Mugabe disse ontem que estaria pronto para negociar com a oposição, mas apenas depois das eleições.

¿ Se vencermos, o que acredito que acontecerá, naturalmente não seremos arrogantes, seremos magnânimos e diremos ¿vamos sentar para conversar¿ ¿ disse ontem Mugabe em seu último comício.

Mas Tsvangirai disse que não haverá espaço para negociar se o presidente insistir na realização do segundo turno hoje, considerado sem legitimidade também pela comunidade internacional.

¿ As negociações terão terminado se o senhor Mugabe se declarar vencedor e se considerar presidente. Como poderemos negociar?

Mugabe disse que participará da cúpula da União Africana no Egito, na próxima semana, mas ressaltou que nenhuma solução poderia ser imposta ao país.

¿ Alguns de nossos irmãos na África fazem apelos (pelo adiamento da votação), pressionando-nos para que infrinjamos nossas leis. Nós temos de nos recusar a fazer isso, vamos obedecer à lei ¿ disse Mugabe em resposta a pedidos de adiamento do segundo turno como o da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Ontem, cerca de 400 zimbabuanos desalojados pela onda de violência se aglomeravam na porta da Embaixada da África do Sul em busca de comida, água e remédios. Muitos não se alimentavam há dias e estavam mal agasalhados numa das noites mais frias deste inverno.