Título: Eu até sonho em comprar carne
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 28/06/2008, O País, p. 3

Beneficiada no Piauí usa dinheiro para comprar geladeira, fogão e roupas

Efrém Ribeiro *

TERESINA. Mãe de três filhos em idade escolar, a dona de casa Clotildes Alves do Nascimento, de 37 anos e que há dois recebe R$94 do Bolsa Família, consegue alimentar diariamente sua família com arroz e feijão. Mas a certeza de comida todos os dias acaba nessa combinação. Ela conta que só uma vez por mês consegue comprar carne bovina com osso para sua família, que inclui ainda seu marido, o servente de pedreiro desempregado Júlio César Melo da Silva.

Na geladeira de sua casa, no bairro Parque Brasil, em Teresina, no Piauí, há apenas água. Nenhuma verdura, queijo ou frutas, que a família nunca compra. Segundo Clotildes, o dinheiro do Bolsa Família é usado ainda para a compra de cadernos, material escolar, roupas, sandálias e até para um fogão novo, que ela comprou pagando prestações mensais de R$37.

- Tive que comprar o fogão com dinheiro do Bolsa Família porque a minha vida foi cozinhar com carvão. Eu até sonho em comprar carne, mas não dá. No máximo, compro ovos, que são mais baratos para misturar com o arroz e o feijão - disse ela ontem, enquanto preparava a comida para dois de seus filhos, os gêmeos Jardson e Jackson Alves, de 8 anos.

Clotilde contou que cede ao pedido dos filhos por biscoitos e sucos para a merenda.