Título: DF tem a quinta suspeita de contaminação
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/05/2009, Mundo, p. 20

A Secretaria de Saúde confirmou mais um caso suspeito de gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, no Distrito Federal. Agora, são cinco suspeitas na capital federal. A paciente que manifestou sintomas da doença foi examinada na última terça-feira, mas não está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), único centro de saúde do DF plenamente capacitado para tratar casos de H1N1. A mulher permanece em casa, em quarentena voluntária. Segundo a secretaria, sua evolução clínica é boa e seus exames médicos já foram feitos e encaminhados para São Paulo, onde será realizada a análise.

O DF tem ainda, como casos suspeitos: um homem de 38 anos, um outro homem e duas mulheres. Todos estão em casa, sob acompanhamento médico esporádico. Além desses, há uma criança do sexo masculino sendo monitorada. Todos já realizaram exames, que foram enviados para o Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.

No Rio de Janeiro, mais uma pessoa foi internada com suspeita de estar com gripe suína. O Centro de Vigilância em Saúde do estado informou que um homem está no Hospital Evandro Chagas, da Fiocruz, desde a quarta-feira. Funcionários da Fiocruz informaram que o paciente aguarda o resultado de exames, enquanto é mantido em isolamento. Com esse caso, há sete pessoas na capital fluminense suspeitas de terem contraído o vírus H1N1. Um dos outros pacientes do Rio de Janeiro que pode estar com a doença é um homem que chegou dos Estados Unidos com sintomas da gripe suína. Ele está em observação no Hospital do Fundão, da UFRJ.

O Ministério da Saúde anunciou que acompanha, ao todo, 38 casos suspeitos de influenza A (H1N1) no Brasil. Oito casos já foram confirmados no país, três somente no Rio de Janeiro. O primeiro a ser diagnosticado na cidade foi o de um rapaz de 21 anos que voltou de Cancún, no México. Ele já recebeu alta do Hospital da UFRJ, onde ficou internado por oito dias. ¿Ele ainda não voltou para casa, justamente para fugir do assédio da imprensa, e disse que precisa de uns dias para relaxar¿, contou a mãe dele, que voluntariamente ficou em isolamento, dentro de casa.

Esse jovem contaminou um amigo de 29 anos, que acabou transmitindo o vírus para a própria mãe. Ambos estão internados no Hospital do Fundão e deveriam ter recebido alta ontem. No entanto, os médicos decidiram não liberá-los, porque ainda não terminou o período de contágio do vírus (10 dias). Um aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na Tijuca, ficou em observação na última terça-feira, sob a suspeita de também ter contraído o vírus A(H1N1). As aulas da escola foram suspensas no período da tarde naquele dia, mas já voltaram ao normal. O garoto foi medicado e já saiu do hospital.

--------------------------------------------------------------------------------

O número Sob investigação 38 casos suspeitos de infecção pelo vírus da gripe suína são investigados em todo o Brasil