Título: Crivella formaliza sua candidatura hoje; Jandira e Solange, amanhã
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 28/06/2008, O País, p. 8

TRE diz que senador tem até segunda-feira para esclarecer informe

Cássio Bruno

O pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PRB, senador Marcelo Crivella, terá até segunda-feira para prestar esclarecimentos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre um informe publicado na revista "Roteiro do poder", no qual é apresentado como responsável pelas obras do PAC nas favelas da cidade e do Arco Metropolitano. O prazo terminaria hoje, mas o tribunal não funciona durante o fim de semana.

O PRB formalizará hoje, a partir das 10h, a candidatura de Crivella, no Bangu Atlético Clube, na Zona Oeste do Rio. No local, também será realizada a convenção do PR, que escolherá os candidatos a vereador, votará propostas de coligação com outros partidos e a fixação dos valores máximos de gastos por candidato.

Também está marcada para hoje a convenção do PSB, a partir das 9h, na sede do partido, no Centro do Rio. O presidente do diretório estadual, Alexandre Cardoso, disse que o PSB só anunciará a coligação da qual a sigla fará parte na segunda-feira à tarde.

É provável que o PSB faça acordo com o candidato do PMDB, Eduardo Paes, mas Cardoso não descarta a possibilidade de aderir à campanha de candidatos de esquerda.

- Vamos ao limite para uma aliança com a esquerda - disse Cardoso, referindo-se aos candidatos Alessandro Molon (PT), Paulo Ramos (PDT) e Jandira Feghali (PCdoB).

A convenção que formalizará a candidatura de Jandira acontece amanhã, assim como a do DEM, que oficializará a deputada Solange Amaral como candidata a prefeita.

Assessor diz que explicação já foi dada

Ontem, um assessor de Crivella, identificado apenas como Isaías, disse que os advogados do PRB já apresentaram as justificativas sobre o caso ao TRE. O tribunal, porém, informou que, até a noite de ontem, nenhum documento referente ao pré-candidato ou ao partido fora protocolado.

Em nota, o coordenador estadual de fiscalização da propaganda eleitoral no Rio, juiz Luiz Márcio Pereira, determinou que a Editora WD, que publica a revista, apresente cópia do contrato com Crivella, caso o informe tenha sido pago pelo senador - que nega -, além de esclarecer o valor cobrado pelo espaço publicitário, o responsável pelo pagamento, a tiragem do periódico e a data em que foi distribuído às bancas de jornais.

Para o TRE, o material pode ser considerado propaganda extemporânea porque foi divulgado antes de 6 de julho, quando começa a campanha. A direção da revista classificou o texto, que ocupa duas páginas com elogios a Crivella e atribui ao senador a autoria de obras públicas, como jornalístico.