Título: Na contramão da economia
Autor: Rocha, Marcelo
Fonte: Correio Braziliense, 18/05/2009, Politica, p. 02

Diário Oficial da União traz aviso de pregão para obra em gabinete do senador Marconi Perillo. Ela custará R$ 118 mil e inclui troca de piso nos banheiros e do forro de gesso. Parlamentar diz que pedido não é seu Mesmo com a alardeada contenção de gastos no Senado, medida anunciada pelo presidente José Sarney (PMDB-AP) como uma contribuição do Congresso Nacional em tempos de crise econômica, a Casa decidiu recauchutar o gabinete do primeiro vice-presidente, Marconi Perillo (PSDB-GO). A obra está orçada em R$ 118 mil. O aviso do pregão nº 066/2009 foi publicado na semana passada no Diário Oficial da União.

Perillo ocupa, desde janeiro passado, os gabinetes números 51 e 53, ligados por uma porta interna. O conjugado do tucano fica na ala Tancredo Neves, um endereço concorrido. No local também funcionam as salas dos líderes do PSDB, Arthur Virgilio (AM), e do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). Além dessa estrutura, o senador eleito por Goiás conta, pelo menos até janeiro de 2011, com as instalações da Primeira Vice-Presidência, localizada ao lado da Presidência.

Na prática, durante esse período, o gabinete duplo de Perillo servirá mais como estrutura de apoio. Ainda assim, será reformado. Como justificativa para a realização do serviço, a comissão de licitação anotou: ¿Pela necessidade da adequação do lay-out quando da junção das áreas dos gabinetes 51 e 53 às exigências do solicitante¿.

O orçamento inclui a demolição de paredes, do piso em banheiros e copas e do forro de gesso. Retirada de divisórias de madeira e blindex. A obra prevê ainda a substituição de bacias sanitárias e lavatórios nos banheiros, bancadas e cuba de aço na copa. Os sistemas hidráulico, elétrico e de telefonia serão reformados. O prazo de execução da empreitada será de 60 dias, após o recebimento da ordem de serviço pelo vencedor da licitação.

Embora o edital tenha sido publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira, Marconi Perillo garantiu, por meio de sua assessoria de imprensa, que solicitou à área responsável o cancelamento da obra. Ele afirmou que o serviço foi encomendado em abril de 2008, ainda durante a gestão do ex-presidente Garibaldi Alves (PMDB-RN), quando o ocupante de um dos gabinetes era o senador João Vicente Claudino (PTB-PI).

Pelo visto, o pedido do tucano não chegou ao setor competente. O edital do serviço segue os trâmites normais e está à disposição na página do Senado na internet. O pregão está agendado para 9h30 do próximo dia 28, quando serão recebidos e abertos os envelopes com as propostas de preços e os documentos de habilitação dos concorrentes.

Lula volta a condenar CPI Em Riad, na Arábia Saudita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou ontem a decisão do Senado de criar a CPI da Petrobras. Segundo ele, é preciso ter cautela para evitar que a empresa mais importante do país seja prejudicada por conta de uma questão ¿político-eleitoral¿. ¿Estamos vivendo um momento de ouro na era do petróleo. Acho que você não pode transformar isso em questão político-eleitoral e envolver a empresa mais importante que o Brasil tem. Mas, de qualquer forma, se as pessoas que assinaram (o requerimento) não têm outra coisa para fazer, nós vamos continuar tocando o barco¿, comentou Lula.