Título: Em São Paulo, diminuição consistente
Autor: Costa, Célia; Amora, Dimmi
Fonte: O Globo, 02/07/2008, Rio, p. 11

Desde 99, taxa de assassinatos já caiu mais de 70%

A queda no número de homicídios no primeiro quadrimestre do Rio pode ser um sinal de melhora no quadro, mas ainda está longe do que aconteceu em São Paulo. O estado vizinho conseguiu uma redução, segundo a socióloga Julita Lemgruber, do Cesec, de 72% na taxa de homicídios na comparação entre os anos de 1999 e 2007. No mesmo período, o Rio teve uma queda de apenas 9%. Com isso, a taxa de homicídios em SP é 3,5 vezes menor que a do Rio. Mesmo com uma população maior, em 2007 a cidade registrou 4.877, contra 6.113 no Rio.

- Os números de São Paulo mostram uma queda sistemática e que não pára desde 1999, sendo que a queda nos últimos anos é acentuada. No Rio, precisamos continuar observando - alerta Julita Lemgruber.

Para a socióloga do Cesec, o sucesso de São Paulo, se deve à continuidade das políticas de segurança pública implementadas na década passada pelos governantes. Comparando com o momento atual do Rio, Gláucio Soares, pesquisador do Iuperj, lembra que as políticas paulistas só começaram a apresentar resultados depois de dois a três anos. Para ele, São Paulo tem o mérito de ter conseguido reduzir os homicídios com uma política de ampliação do número de presos.

- O número de presos subiu mais de 100% no período e isto mostrou ser eficiente.