Título: Os bancos centrais podem fazer pouco
Autor: Ribeiro, Fabiana ; Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 02/07/2008, Economia, p. 19
Para José Alfredo Coutino, economista sênior para a América Latina da Moody"s, a política monetária apertada não combate a inflação mundial de hoje. Na sua opinião, os bancos centrais podem fazer "pouco ou quase nada" para conter as altas internacionais nos preços.
Como os bancos centrais podem combater a inflação?
COUTINO: Os bancos centrais podem fazer pouco ou quase nada para combater a inflação. A maior parte da inflação é causada por alta de alimentos e energia, onde políticas monetárias se mostram sem eficácia. O Brasil é um exemplo claro de que a inflação não é causada por pressão de demanda e a política monetária não reduzirá a inflação brasileira.
O pânico da inflação é maior do que a inflação real?
COUTINO: Correto. Os bancos centrais foram contaminados pelo pânico da inflação. Mesmo que os bancos saibam que a política monetária não pode fazer muito contra os preços internacionais, justificam suas ações ao dizer que tentam evitar deterioração das expectativas e contágio em outros preços. Os bancos centrais exageram suas reações. Se continuarem a apertar a politica monetária, causarão "estagflação" (desaceleração econômica com avanço da inflação). As economias locais crescerão menos, atingindo o bem-estar das pessoas. (Fabiana Ribeiro)