Título: Solução seria um novo Bretton Woods
Autor: Ribeiro, Fabiana ; Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 02/07/2008, Economia, p. 19

SÃO PAULO. Na visão do economista Ricardo Carneiro, do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Unicamp, um "novo Bretton Woods" seria a solução para a crise atual, que nasceu da desregulamentação do sistema financeiro e do mercado de commodities.

O Banco de Compensações Internacionais (BIS) diz que desaceleração econômica e inflação podem jogar o mundo num "ponto crítico". Há exagero?

RICARDO CARNEIRO: Vivemos talvez a pior turbulência desde a Segunda Guerra Mundial, fruto da desregulamentação do sistema financeiro e do mercado de commodities.

Como sair desse atoleiro?

CARNEIRO: A crise atual vai demandar soluções não convencionais. É preciso criar uma re-regulamentação do sistema, com limites a determinadas operações financeiras. O que está em pauta é salvar o sistema.

E isso poderia ser feito individualmente?

CARNEIRO: Envolve necessariamente cooperação internacional, algo como o tratado de Bretton Woods, de 1944 (quando dirigentes de 44 nações definiram um sistema comum para o gerenciamento econômico)

Qual seria a participação dos emergentes?

CARNEIRO: O papel mais decisivo vai caber à Ásia, que responde por 25% do PIB mundial. O Brasil poderia contribuir com a produção de alimentos. (Aguinaldo Novo)