Título: Lula: produção no pré-sal começa este ano
Autor: Oliveira, Eliane ; Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 02/07/2008, Economia, p. 24

Presidente a críticos dos biocombustíveis: "se eles causarem fome, não trocarei meu estômago por um tanque de gasolina"

Eliane Oliveira e Janaína Figueiredo*

TUCUMÁN, Argentina, e MADRI. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a Petrobras vai começar a tirar os primeiros barris de petróleo da camada pré-sal, na área de Jubarte, no litoral do Espírito Santo, em setembro deste ano. Já o poço de Tupi, na Bacia de Santos, terá a produção iniciada, em caráter experimental, em março de 2009. A camada pré-sal se estende do litoral capixaba ao de Santa Catarina.

- Vamos explorar este ano no Espírito Santo e, em março do ano que vem, teremos a exploração experimental de 20 mil barris - afirmou Lula, frisando que a estimativa anterior da Petrobras era que a produção inicial no Espírito Santo só acontecesse em outubro.

Lula participou ontem da reunião de chefes de Estado do Mercosul e dos países associados ao bloco. Em seu discurso, fez uma firme defesa dos biocombustíveis. E afirmou que abandonará o projeto de produção de etanol feito a partir da cana-de-açúcar, se for comprovado que o produto está contribuindo para aumentar a fome no mundo.

- Se alguém me convencer de que o biocombustível vai causar o problema da fome no mundo, não trocarei meu estômago por um tanque de gasolina - disse.

O presidente lembrou que, em novembro deste ano, haverá em São Paulo um amplo seminário internacional, que reunirá políticos, cientistas, ambientalistas e pesquisadores. O objetivo será discutir a produção de biocombustíveis.

Lula também defendeu a criação de um pólo regional de biocombustíveis que, segundo o presidente, "garantirá nossa segurança energética e reforçará nossa posição nas negociações sobre aquecimento global".

Petrobras: descobertas devem ser um só campo

Em Madri, as descobertas da Petrobras no pré-sal também foram comemoradas. O diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrella, disse que há possibilidade de que os campos abaixo da camada de sal da Bacia de Santos estejam interconectados, o que levaria à unitização da área. Ou seja, as diferentes empresas que exploram os blocos terão de trabalhar juntas. Segundo Estrella, essa prática é comum no mercado.

- Existem expectativas de unitização a partir dos resultados que temos, mas temos de esperar por mais perfurações - disse Estrella à Reuters durante o 19º Congresso Mundial de Petróleo.

Entre as sócias da Petrobras estão BG, ExxonMobil e Galp.

O presidente da Petrobras, também presente ao congresso, afirmou à agência EFE que as estimativas da empresa para apenas um poço do pré-sal estão entre "5 bilhões e 8 bilhões de barris, mas o volume total ainda não sabemos."

Gabrielli disse que os preços do petróleo devem se manter altos nos próximos anos e que a especulação "é um elemento importante que explica a volatilidade". Afirmou ainda que "controlar mais os mercados futuros (de petróleo) é positivo", mas não é suficiente.

- É necessário considerar os impactos e as conseqüências dos diversos interesses.

(*) Com agências internacionais

www.oglobo.com.br/economia