Título: Rio e Minas na disputa pela Azul
Autor: Ribeiro, Erica
Fonte: O Globo, 02/07/2008, Economia, p. 24

Companhia aérea estuda transferir área operacional para um dos estados

Erica Ribeiro

A Azul Linhas Aéreas, do empresário David Neeleman, (ex-sócio da americana JetBlue) estuda a transferência de sua área operacional de São Paulo para o Rio de Janeiro ou Minas Gerais. Segundo fontes próximas da empresa, Neeleman esteve na semana passada com o secretariado do governador Sérgio Cabral, entre eles o secretário de Fazenda, Joaquim Levy. De acordo com Levy, o governo tem interesse na vinda da empresa para o Rio.

- A Azul tem uma nova proposta, grandes financiadores e brasileiros sérios no empreendimento. Se conseguirmos, vai ser bom para o Rio e para o Brasil. No que o governo tiver condições de ajudar, irá ajudar - afirmou.

Fontes próximas da nova empresa aérea afirmam que a transferência da área operacional - que abrange os setores de manutenção, tripulação e centro de controle - está em estudos e que variáveis, como custo do combustível de aviação, deverão pesar na decisão. O Rio oferece ICMS de 4% para aeronaves que abastecem no estado.

Controladora da VarigLog envia pedido à Anac

Os advogados da Volo do Brasil, controladora da VarigLog, enviaram à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Ministério da Defesa, documento onde voltam a defender a tese de que a Constituição não faz distinção entre empresa brasileira com capital nacional ou estrangeiro, já rejeitada pela Anac. Defendem ainda que a exclusão dos brasileiros do quadro societário ocorreu na holding Volo do Brasil, que não estaria sujeita à fiscalização da Anac. A tese inclui citações às companhias TAM e Gol, cujas holdings, alegam, não estão sob o crivo da agência.

A Anac confirmou o recebimento do documento e, segundo fontes, irá rejeitar o pedido. A VarigLog tem até o dia 7 para apresentar novos sócios brasileiros, sob pena de perder a concessão.