Título: Baixando a bola
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 29/06/2008, O Globo, p. 2

Baixando a bola

A popularidade do presidente Lula e o grande apelo popular do Bolsa Família jogaram a oposição na defensiva. Em fevereiro, quando foi lançado o programa Territórios da Cidadania, a oposição foi à Justiça alegando que era eleitoreiro e ilegal. Agora, quando o presidente Lula reajusta o Bolsa Família, às portas das eleições, tucanos e democratas são só elogios. Com a campanha começando, o que era populismo mudou de nome.

Panela de pressão

Há pelo menos dez terras indígenas em litígio no Brasil. A maioria em Santa Catarina, com cinco, mas também há casos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Roraima. Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) vai apresentar queixa-crime no Ministério da Justiça contra a demarcação da reserva Morro dos Cavalos (SC). Segundo ele, os guaranis que estão no local são paraguaios e argentinos e estão ali há menos de 30 anos. Colatto afirma que a reserva vai alterar o projeto de duplicação da BR-101. A mudança vai custar R$50 milhões para a construção de um viaduto.

O fantasma da inflação que assombra os argentinos não pode ser menosprezado entre nós" - Álvaro Dias, senador (PSDB-PR)

Legenda da foto: A CONFERIR. O marqueteiro Duda Mendonça afirma, em seu blog, que nunca antes um presidente da República foi um cabo eleitoral tão forte como agora. Ele diz que, nas campanhas que fará neste ano, vai mostrar a chance que a cidade está tendo de votar em um candidato ligado ao presidente Lula. E repete a máxima: "Lula está elegendo até poste". A oposição parece lhe dar razão e não vai bater de frente com o presidente.

Saber tradicional

O senador Tião Viana (PT-AC) prepara projeto, com o governo do Acre, para criar a Universidade do Saber Tradicional. A idéia é incorporar alta tecnologia ao conhecimento dos povos da Amazônia para produzir fitoterápicos.

Governadores alertados sobre dengue

Os governadores receberam na sexta uma carta do ministro José Temporão (Saúde) advertindo-os sobre a dengue em seus estados. O ministério trabalha com um novo surto de dengue do tipo 3, no ano que vem, na Baixada Fluminense, no Rio, e no Nordeste, devido à circulação natural do vírus. O pior está por vir em 2010, quando a Região Norte pode viver um surto de dengue do tipo 4, que pode entrar no país pela Venezuela. Hoje, 35 mil pessoas fazem o trajeto Caracas-Manaus (AM) por mês.

Energia eólica: pressão do Nordeste

Enquanto o governo federal só tem olhos para os campos de petróleo do pré-sal, os governadores do Nordeste pressionam o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) a ampliar a participação da energia eólica na matriz energética brasileira. Querem que o governo acelere os estudos de viabilidade e faça leilões para a compra de energia eólica. A região tem 52% do potencial de produção. Um dos empecilhos é a ministra Dilma Rousseff, que considera o custo muito alto.

PÂNICO na Câmara. A Polícia Federal investiga outros deputados, além de Ademir Camilo (PDT-MG) e João Magalhães (PMDB-MG), que teriam desviado recursos de obras do PAC.

ALIÁS, além do gabinete na Câmara, Ademir Camilo teve seu apartamento funcional em Brasília revistado pela PF.

APESAR de o ministro Pedro Britto (Portos) dar como certo que Lula vá bancar sua proposta de regulamentação do setor até o dia 15, o presidente ainda deve demorar a bater o martelo. O assunto envolve investimentos de US$5 bilhões.

Aparelho

O senador Adelmir Santana (DEM-DF) faz campanha com o chapéu alheio. Usa ações assistenciais do Senac-DF, do qual é presidente, para se promover. Ele associa seu nome a ações sociais da entidade nas cidades-satélites de Brasília.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br