Título: Sobe para 20 o número de mortes de bebês em Belém
Autor:
Fonte: O Globo, 29/06/2008, O País, p. 14

Secretária de Saúde confirma oito óbitos semana passada

BELÉM. A secretária de Saúde do Pará, Laura Rosseti, confirmou ontem a morte de mais oito bebês na Santa Casa de Misericórdia, ocorridas entre segunda e sexta-feira da semana passada. Com isso, sobe para 20 o número de crianças que morreram no hospital desde o último fim de semana. A secretária afirmou que alguns deles já chegaram mortos ao hospital, mas não informou quantos.

De acordo com Laura Rosseti, a maioria dos bebês que morreram semana passada era do interior do estado e chegou à capital com quadro de saúde gravíssimo.

¿ É a mesma situação da outra semana. Esses bebês vêm do interior em situação muito delicada. Alguns já chegaram mortos ¿ disse.

Ontem, a secretária de Saúde anunciou a criação de uma comissão interprofissional para buscar soluções para os problemas estruturais e de saúde na Santa Casa de Misericórdia do Pará, maior maternidade pública do estado. No entanto, os médicos da unidade têm afirmado que o número de óbitos é considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde.

¿ Essa comissão será formada por cinco profissionais de saúde e três engenheiros, e o começo dos trabalhos é imediato ¿ disse Laura Rosseti.

Sexta-feira, o Ministério Público deu prazo até amanhã para que o hospital repasse os prontuários sobre as mortes de 12 recém-nascidos ocorridas no fim de semana passado. Até o fim da tarde de ontem, o MP não havia se pronunciado sobre os novos óbitos.