Título: Não vamos permitir a volta da inflação
Autor: Taves, Rodrigo
Fonte: O Globo, 01/07/2008, O País, p. 3

ITAJUBÁ (MG). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a especulação com os preços dos alimentos e disse que pretende propor uma discussão séria sobre o assunto na reunião do G-8, no Japão, semana que vem. Segundo o presidente, o mercado de alimentos movimentava US$13 bilhões há três anos e hoje movimenta US$260 bilhões em todo o mundo.

- Tem alguém especulando com o essencial para a humanidade, a produção de alimentos. Estou viajando para o G-8 e vou com um único objetivo: tentar estabelecer uma discussão séria sobre o que está acontecendo agora na área de alimentos - disse o presidente, que voltou a se queixar de "alguns precipitados" que jogaram a culpa do aumento de preços na produção brasileira de biocombustível.

Lula se mostrou preocupado com a alta da inflação e voltou a prometer que o governo fará o possível para impedir a volta do aumento de preços.

- Obviamente a expectativa inflacionária é ruim, e precisamos trabalhar para que a gente não permita que a inflação volte. O Banco Central está trabalhando, o ministro da Fazenda está trabalhando. Entre todos os países vítimas da inflação de alimentos, o Brasil é um dos países em que a inflação cresceu menos, numa demonstração de que estamos tomando medidas adequadas. Vai chegar um momento em que tudo isso vai se ajustar. O que não vamos permitir é a volta da inflação, porque ela corrói o poder aquisitivo das pessoas que ganham menos.