Título: Ao lado de Aécio, Lula critica PT
Autor: Taves, Rodrigo
Fonte: O Globo, 01/07/2008, O País, p. 3

Presidente defende aliança com governador tucano e diz que subirá no palanque em BH.

Ao lado do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem a direção nacional do PT por ter tentado impedir a aliança entre petistas e tucanos em Belo Horizonte, e disse que pretende participar de comícios do candidato a prefeito Márcio Lacerda (PSB), apoiado pelo PT de Minas e por Aécio:

- No caso de Belo Horizonte, o prefeito e o governador têm um acordo, lançaram um candidato do PSB, o PT tem a vice, uma coisa aceitável, viável e importante. A participação do governador Aécio é importante, vai ajudar a gente a eleger o candidato. Depois de o PT de Minas aprovar, o municipal e o estadual, acho que a direção nacional poderia tranqüilamente ter confirmado o que já aconteceu.

Lula disse que a cidade é uma das poucas em que pretende participar da campanha. Para isso, deverá subir no mesmo palanque de Aécio:

- Terei imenso prazer de participar de comícios em Belo Horizonte. Vou participar pouco das eleições municipais, mas Belo Horizonte é uma cidade aonde quero ir. Acho que é importante a continuidade do projeto de BH, que está dando certo. A relação do prefeito e do governador está dando certo, as divergências políticas têm de ser encaradas com certa naturalidade - disse o presidente, que participou em Itajubá das comemorações do 30º aniversário da Helibrás, empresa fabricante de helicópteros.

Ao rejeitar a aliança em Belo Horizonte, a executiva nacional do PT mostrou temer o fortalecimento de Aécio, já pensando nas eleições presidenciais de 2010. Mas Lula disse que "é loucura" achar que o acordo terá reflexos daqui a dois anos:

- Tentar misturar eleição municipal com a de 2010 é loucura. Pode ser que prefeitos eleitos em 2008 não sejam bons cabos eleitorais em 2010, se não estiverem com administração boa. (...) Esta eleição pode ser civilizada, democrática, e 2010 vamos discutir quando chegar a hora.

Aécio agradeceu ao presidente o apoio a Lacerda e a disposição de participar de comícios. E aproveitou para criticar a direção nacional do PT:

- A presença do presidente celebra o que pessoas com visão distorcida da realidade de Minas tentaram impedir. Está consolidada a aliança.

"Se ficar mexendo, piora as coisas"

Formalmente, o PSDB continua fora da aliança PSB-PT, e não haverá coligação para vereador. Lula disse que o PT tem de evitar problemas entre os aliados em cidades onde não for possível reproduzir a aliança nacional:

- Precisamos administrar para que não haja fissuras entre os partidos políticos. Estamos construindo alianças, mas há lugares em que não podemos ficar reclamando, temos de tratar isso com certa naturalidade.

Para Lula, a direção nacional piora as coisas quando anuncia vetos:

- Política é assim mesmo: o que era quase natural não acontece, o que não era natural acontece. Não é problema da direção nacional, é problema municipal. Não quero que isso possa atrapalhar um acordo consolidado. Se ficar mexendo, piora as coisas.

Aécio ironizou a direção do PT:

- O presidente se disse disposto a participar da campanha. A conseqüência da intransigência da direção nacional do PT foi esta: nos uniu além das questões formais e trouxe o presidente para a campanha.

Em Itajubá, Lula assinou acordo com o governo francês para transferir tecnologia na produção de helicópteros. A Helibrás, associada à francesa Eurocopter, vai produzir no sul de Minas o modelo Super Cougar, investimento de 350 milhões.