Título: Inflação toma a dianteira
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 01/07/2008, Economia, p. 23

Todas as aplicações financeiras perderam para o IGP-M no mês de junho e no acumulado do ano.

Ainflação medida pelo Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), que corrige os aluguéis de imóveis, superou a rentabilidade de todas as aplicações financeiras em junho e no acumulado do primeiro semestre de 2008. Ou seja, os investidores não conseguiram sequer manter o poder de compra do dinheiro. Na prática, perderam e estão perdendo dinheiro. Enquanto o índice de preços subiu 1,98% no mês encerrado ontem e acumula alta de 6,82% no ano, as aplicações financeiras tiveram rentabilidade de até 5,62% nos primeiros seis meses do ano. É o caso dos fundos de renda fixa, que compram títulos com juros predefinidos.

Estes fundos tiveram o melhor rendimento no ano e no mês passado, quando ganharam 0,82% em junho, segundo dados até o dia 24 da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). Os fundos DI, considerados mais conservadores por acompanharem a taxa básica de juros, a Selic - hoje em 12,25% ao ano -, vêm na seqüência, com rentabilidade de 5,14% no ano e 0,76% no mês.

Mesmo quem procurou a Bolsa não teve sucesso. O principal indicador do mercado de ações, o Índice Bovespa (Ibovespa), acumulou perda de 10,43% no sexto mês do ano. Com isso, teve o pior mês desde abril de 2004, quando caiu 11,45%. A maior desvalorização desde então havia sido de 9,50% em maio de 2006. A variação da Bolsa em 2008 ficou positiva em 1,77%.

Analistas não indicam mudança

Mas a pior aplicação financeira do mês passado foram os fundos de quem investiu o FGTS em ações da Vale, que registram queda de 12,26%. No ano, o dólar é a pior opção: cai 10,13%.

O administrador de investimentos Fabio Colombo destaca que, mesmo o IPCA - que serve como referência para o sistema de metas de inflação do governo -, deve superar algumas aplicações financeiras no ano, entre elas a caderneta de poupança. Segundo pesquisa da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima), o índice deve ficar em 0,76% em junho, resultando em inflação de 3,66% no primeiro semestre.

- Enquanto a inflação está subindo de elevador, o Banco Central está indo de escada, com ajustes graduais na taxa de juros - diz.

A diferença entre os índices de inflação se deve ao fato de o IGP-M ser mais exposto aos preços de alimentos, em alta em todo o mundo. Isso porque 60% de sua composição são derivados do Índice de Preços do Atacado (IPA).

O superintendente de investimentos do Banco Real, Eduardo Jurcevic, não recomenda que o investidor faça alterações bruscas entre aplicações financeiras agora. Especialmente no mercado de ações, vendendo os papéis em queda e perdendo a oportunidade de reverter os prejuízos.

Na prática, essa diferença significa que os juros reais estão negativos, alerta Alexandre Espírito Santo, economista-chefe da Plenus Gestão de Recursos e diretor do curso de Relações Internacionais da ESPM:

- A política monetária começou a ser apertada corretamente há dois meses (com a elevação dos juros), mas isso só vai surtir efeito na virada para o próximo ano.