Título: Kassab e Alckmin disputam autoria de projeto
Autor: Barbosa, Adaur Antunes
Fonte: O Globo, 03/07/2008, O País, p. 8

Postos de assistência médica, criados na gestão de Serra, motivam farpas entre os dois candidatos.

SÃO PAULO. Adversários na disputa pela prefeitura de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) trocaram farpas ontem ao discutir a paternidade das AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) da cidade - um projeto que começou quando o atual governador, José Serra (PSDB), comandava a prefeitura.

A polêmica começou quando Kassab, ao inaugurar a 107ª AMA, negou que o projeto seja de Alckmin.

- Não. As AMAs são uma criação da nossa gestão - disse Kassab, ironizando o ex-governador e a ex-prefeita e também candidata Marta Suplicy (PT): - A ex-prefeita apoiou e elogiou (as AMAs); o ex-governador apóia e elogia. Portanto, estou muito feliz porque há um reconhecimento à nossa atuação na área da saúde.

Alckmin evita intensificar críticas contra Kassab

Em outro evento, mais tarde, Alckmin rebateu:

- Olha, só para reavivar um pouco a memória dele (Kassab), eu queria dizer o seguinte: primeiro, as AMAs foram criadas quando era prefeito José Serra e eu era governador do Estado de São Paulo. Alguns políticos têm uma enorme dificuldade de reconhecer aquilo que é feito anteriormente. Acho que é um mérito continuar as coisas. As coisas boas devem ser continuadas - alfinetou Alckmin.

O candidato tucano evitou bater com mais intensidade no adversário - até recentemente seu aliado -, recusando-se a dizer se o prefeito se equivocou ou tentou se apropriar de uma idéia do governo estadual, na época em que ele era o governador.

- Não vou fazer juízo de valor. E só estou colocando isso para restaurar a verdade. As pessoas pedem informações corretas. Não tenho nenhum interesse de ficar debatendo isso.

Durante a tarde, em outra solenidade, de anúncio da integração dos serviços do Samu com o Corpo de Bombeiros, Kassab voltou a ironizar Alckmin.

- Não sei ele fez AMA no governo do estado, não me recordo. Para ser sincero, aqui na prefeitura não havia AMAs e fomos nós que começamos. Não quero ser leviano. Talvez ele tenha feito AMAs no governo do estado. Se fez, queria cumprimentá-lo.

O prefeito do DEM, que tenta a reeleição, ainda comentou uma outra crítica feita por Alckmin a ele, de que estaria usando a máquina da prefeitura em sua campanha.

- Não ouvi ele fazer nenhuma menção ao uso da máquina. E, se ele criticou, está certo, porque é inadmissível. Quem quiser fazer campanha saudável deve fazer em horário que não seja de expediente, qualquer que seja o candidato - disse Kassab.