Título: Vendas de carros no Brasil batem recorde
Autor: Rangel, Juliana; Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 03/07/2008, Economia, p. 23

SÃO PAULO. As vendas de veículos novos no varejo somaram 1,407 milhão de unidades no primeiro semestre deste ano, novo recorde histórico para o período. De acordo com dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o resultado representou aumento de 30% em relação aos seis primeiros meses de 2007.

Os números de junho também bateram recorde para o mês: foram vendidas 256 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, alta de 5,8% sobre maio e 28,8% sobre junho de 2007. A Fenabrave considera dados de emplacamento de novos carros.

- Este mercado forte veio para ficar. Houve uma melhora da economia em geral, que irá atravessar bem a crise mundial - afirmou o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze.

Depois do forte ritmo até junho, Reze disse que será natural esperar uma acomodação das vendas neste segundo semestre. Ainda assim, a Fenabrave manteve a previsão de aumento entre 19% e 20% dos negócios no fechamento do ano. Reze afirmou que a competição no setor e a valorização do real frente ao dólar devem beneficiar as montadoras.

Os veículos bicombustível responderam por 82,91% das vendas de automóveis e comerciais leves no primeiro semestre. Por modelo, Gol (com 138,8 mil unidades) e Palio (110,8 mil) lideraram a lista dos mais vendidos, segundo a Fenabrave. (Aguinaldo Novo)