Título: BNDES prevê queda no crescimento em 2009
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 03/07/2008, Economia, p. 24

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse ontem que prevê uma tendência de queda suave no ritmo do crescimento econômico do país para o próximo ano. Segundo ele, o tamanho da desaceleração vai depender do desempenho da economia mundial, principalmente americana.

- Se tivermos um cenário de desaquecimento mais forte, implicaria uma desaceleração do crescimento brasileiro para 4% em 2009. Mas, se o cenário for menos desfavorável internacionalmente, poderemos manter um crescimento entre 4,5% e 5% - destacou Coutinho.

O presidente do BNDES garantiu que a queda de 0,5% da atividade industrial no mês de maio não significa uma tendência. Segundo Coutinho, a atividade industrial vinha crescendo a um ritmo muito forte e é natural agora ocorrer uma ligeira redução.

A atividade industrial caiu 0,5% em maio, mas, no acumulado em 12 meses, cresceu 6,7%. As indústrias de base, que registraram queda de 4,9% em maio, tinham registrado aumento de 22,3% em abril. Em 12 meses, o setor tem um crescimento de 19,2%.