Título: CEG eleva preço do GNV em 16,2%
Autor: Guilayn, Priscila
Fonte: O Globo, 03/07/2008, Economia, p. 26
O preço do gás está mais caro este mês. De acordo com a Companhia de Gás do Rio de Janeiro (CEG), o gás natural veicular (GNV) vendido aos postos de gasolina registrou aumento de 16,29% em julho. Em agosto acontece mais um repasse: a alta será de 5,88% no preço do gás usado nos carros. No gás utilizado pelas residências, cujo consumo é de até sete metros cúbicos por mês, os preços subiram 4,81% em julho e, no próximo mês, haverá novo reajuste, de 1,92%. Para Manuel Fonseca da Costa, do Sindicato de Comercialização Varejista de Combustíveis do Rio (Sindicomb), o consumo vai ser prejudicado:
- Os postos já estão repassando os preços ao consumidor. O programa do gás está se enfraquecendo cada vez mais.
Segundo a CEG, os aumentos estão previstos no Contrato de Concessão de Serviços Públicos de Gás Canalizado, assinado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a CEG e a CEG Rio. As duas atualizações são conseqüência dos aumentos da Petrobras.
Com isso, os impactos médios acumulados nos aumentos dos dois meses, informa a companhia, são de 6% para o consumidor residencial, de 15% a 24% para a indústria, e de 23% para o GNV. Para a CEG, o incremento do custo da Petrobras foi de 27,31% no mesmo período.