Título: Para Lula, bancos internacionais provocam crise
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 03/07/2008, Economia, p. 28
Presidente critica quem torce para que o país não dê certo.
CURITIBA. Durante o anúncio do plano para a safra, o presidente Lula acusou os grandes bancos internacionais "que perderam dinheiro com a especulação imobiliária" de especular agora com os preços de alimentos e petróleo. Segundo Lula, a negociação de contratos futuros de commodities seria uma das razões para o aumento da inflação mundial.
- É esse discurso que pretendo preparar para levar na semana que vem ao G-8, em Tóquio, quando vou me encontrar com os países ricos.
Lula repetiu que os países ricos não assumiram sua parcela de responsabilidade.
- Quando eles querem discutir alimento, põem a culpa na cana-de-açúcar, nesse tal etanol brasileiro. Estive na FAO (em encontro em Roma, no mês passado) e disse para não apontarem os dedos sujos de óleo e carvão para o etanol limpo deste país. Eles não querem discutir o quanto o petróleo tem de incidência no custo dos fertilizantes, do frete, da energia. Não há explicação para a cotação do petróleo chegar a US$140.
Lula disse que há quem deseje a volta da inflação no país.
- Tem gente que gostaria que a inflação voltasse só para poder falar mal do governo depois. Os que torcem para que o país não dê certo vão quebrar a cara - disse, destacando que o Brasil ainda está "em situação confortável" em comparação a outros emergentes. (Ana Paula de Carvalho)