Título: Educação dá resultado também contra a fome
Autor: Franco, Bernardo Mello ; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 04/07/2008, O país, p. 3

FORTALEZA. No começo do trabalho como agente de saúde, há quase 15 anos, Jeruza Ferreira encontrou muitas crianças desnutridas nas favelas do Parque Santa Rosa, periferia de Fortaleza. Entre as principais causas estavam a falta do aleitamento materno, a desinformação e a pobreza. Uma delas era Fernanda, que, com 1 ano e meio de vida, era magra, pálida e pesava abaixo da média. O pai da menina na época estava desempregado, e o dinheiro para sustentar a família era incerto e insuficiente.

Fernanda foi acompanhada num posto de saúde e se beneficiou do programa do leite, voltado para crianças carentes e desnutridas. A mãe, Maria Valdenice Viana Souza, de 48 anos, recebia por mês 12 latas de leite em pó e algumas de óleo para ajudar na recuperação do peso. Das quatro filhas que teve, Maria criou três. Uma morreu de desidratação com apenas cinco meses, provocada por vômito e diarréia após contrair uma infecção intestinal. Hoje com 12 anos, Fernanda é uma adolescente saudável, que adora macarronada e diz não saber quanto pesa.

Há mais de uma década a agente de saúde Jeruza acompanha essa mesma família e pôde perceber a evolução dos hábitos em relação à alimentação infantil. Davi Lyan, neto de Maria, tem a mesma idade de Fernanda quando era desnutrida. Mas ao contrário da tia, tem saúde para dar e vender. Fabíola, de 20 anos, ainda o amamenta e complementa o leite materno com comida de panela e frutas. A avó costuma dar banana amassada com maçã ralada ¿ tudo o que não deu para suas filhas ¿ e garante que ele adora.

A condição socioeconômica da família ainda é precária. O que mudou para melhor foi o grau de instrução. Maria cursou até a 8ª série do ensino fundamental numa escola do interior e sempre incentivou as filhas a estudarem. Até hoje vai levar e buscar Fernanda na escola, onde ela cursa a 7ª série. Fabíola, a mãe de Davi, concluiu o ensino médio e estava fazendo cursinho numa escola pública do bairro, mas desistiu diante das sucessivas faltas de professores.

Na sala apertada da casa de dois cômodos, onde moram seis pessoas, uma estante acumula livros usados que ganha para ajudar as filhas nos trabalhos escolares.

¿ Estudo é tudo o que posso deixar para elas ¿ diz Maria.

A casa da família fica na favela Coração de Jesus, em um beco onde o esgoto corre a céu aberto.