Título: Líderes ainda à espera de um vice
Autor: Youssef, Leila ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 04/07/2008, O País, p. 10

Crivella quer PTdoB; Jandira espera PSB

Maiá Menezes

A um dia do fim do prazo de encerramento para os registros de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o concorrente à sucessão municipal mais bem colocado nas pesquisas de opinião corre contra o tempo para tentar atrair um candidato a vice. O senador Marcelo Crivella (PRB) - cujo índice de rejeição varia em torno de 28% e o de intenções de voto, em 20% - assedia partidos pequenos, como o PTdoB, em busca de um nome que complete sua chapa e agregue tempo de TV, hoje de cerca de um minuto e meio.

A ex-deputada Jandira Feghali (PCdoB), segunda colocada nas pesquisas, também está com a chapa incompleta. À espera da indicação do PSB, que decidiu na última terça-feira apoiar a candidata, Jandira deixou para o último dia a oficialização do nome do vice. Com o apoio do PSB, Jandira dobrou seu tempo de TV, de um minuto e meio para três minutos. O prazo para o registro das chapas se encerra amanhã. O nome, segundo ela, será anunciado hoje.

Candidato escolhido pelo PTdoB na convenção, no último dia 13, o advogado Vinícius Cordeiro disse ontem estar se sentindo pressionado por Crivella a abrir mão da candidatura para compor sua chapa.

- Tenho sido procurado diariamente, com diversas propostas não-republicanas, como o oferecimento de vantagens pessoais. São propostas além do que considero normal, como cargos e participação no governo - disse ontem Vinícius Cordeiro.

Ele afirmou ter sido procurado por Crivella pela última vez, na tarde de anteontem.

- Ele procurou a nossa direção nacional, em busca de uma intervenção. A mim, ofereceu estrutura para os candidatos a vereador e fez afirmações veladas, dizendo que me ajudaria na campanha para deputado, no ano que vem - afirmou Vinícius.

Apesar da decisão tomada na convenção, não há unanimidade no PTdoB em torno do nome de Vinícius Cordeiro. O presidente do diretório municipal, Alberto Ahmed, é a favor da aliança com Crivella.

- Eu venci a convenção. Eles (o PRB) ficaram inconformados, quiseram reverter isso no tapetão. Assessores do senador espalharam que o PTdoB ainda não tinha candidato. Eles me procuraram ontem, para minha surpresa, me chamando para ser vice. Estamos sendo coagidos - afirmou Vinícius.

Crivella, aliado com o PR e o PSDC, afirmou ontem que divulga hoje o nome de seu candidato a vice. Ele mantém as esperanças de conseguir a aliança com o PTdoB. O senador admite que mantém as conversas com o partido.

- Estamos conversando com o PTdoB. Estávamos juntos desde o princípio e espero estar agora. Ainda tem a possibilidade de o PTdoB fechar aliança conosco - disse o senador.