Título: Trânsito domina a campanha em SP
Autor: Youssef, Leila ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 04/07/2008, O País, p. 10

Marta chama de eleitoreiras e improvisadas as propostas de Kassab Ricardo Galhardo

SÃO PAULO. O trânsito de São Paulo entrou ontem no centro da disputa eleitoral pela prefeitura, que começa oficialmente sábado. Enquanto o prefeito Gilberto Kassab (DEM) convocava a imprensa para anunciar resultados positivos de uma série de ações restritivas à circulação de caminhões no Centro, a ex-prefeita Marta Suplicy, candidata do PT, sugeria que as iniciativas são eleitoreiras, improvisadas e impensadas.

- Restrição ao caminhão tem que ter, mas não pode ser assim: "Ah, vamos fazer, porque está na véspera da eleição, e então fazemos desse jeito". A cidade de São Paulo não pode ser pensada assim - disse Marta, ontem, em visita a projetos sociais iniciados em sua gestão.

Desde 30 de junho a circulação de caminhões no Centro da cidade foi proibida das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira. O objetivo é melhorar o trânsito na cidade. Embora tenha criticado a forma como a medida foi implantada, Marta avocou para si a idéia e culpou o governador José Serra (PSDB), antecessor e padrinho político de Kassab, pela demora na implementação:

- Quando saímos do governo, havia propostas em relação à restrição de caminhões. Lembro que foi flexibilizado pelo prefeito (Serra). Depois, não foi proposto nada e agora estamos vendo medidas que me parecem bastante improvisadas.

Alheio às críticas, Kassab comemorou ontem o resultado das medidas:

- A cidade já estabeleceu uma nova rotina. Quem sai às ruas vê a mudança - disse.

Prefeito anuncia rodízio e alfineta Alckmin

Kassab anunciou que a partir do dia 28 os caminhões também terão que seguir o rodízio de veículos, a contratação de mais 265 "marronzinhos" (fiscais de trânsito) e comparou números dos quatro primeiros dias de implantação das medidas com o mesmo período do ano passado. Na maioria dos horários o resultado é positivo.

O prefeito também alfinetou o ex-governador Geraldo Alckmin, candidato do PSDB:

- Faremos investimentos expressivos depois de 30 anos no metrô. Aliás, vocês (imprensa) deveriam cobrar de todos os candidatos a continuidade dos investimentos no metrô.

Alckmin é alvo de críticas por ter investido pouco no metrô quando foi governador. Marta anunciou um plano para investir R$15 bilhões no metrô (com o governo federal) até 2014.