Título: MP denuncia ex-reitor da UnB por peculato
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 04/07/2008, O País, p. 15

MP também enquadrou Mulholland e ex-diretor da Editora UnB por formação de quadrilha

BRASÍLIA. O Ministério Público Federal no Distrito Federal denunciou à Justiça o ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) Timothy Mulholland e o ex-diretor da Editora UnB Alexandre Lima por formação de quadrilha e peculato. Eles são acusados de montar uma organização criminosa para desviar recursos públicos arrecadados pela UnB e repassados às suas fundações de apoio. Também foram denunciados dois ex-funcionários da Editora UnB: Elenilde Duarte e Cláudio Machado.

A denúncia é baseada nos desvios constatados nos convênios entre a Fundação Universidade de Brasília e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), para prestação de serviços às comunidades indígenas ianomâmi, em Roraima, e xavante, em Mato Grosso. A UnB, por sua vez, subcontratou, sem licitação, a Fubra e a Funsaúde para as atividades. Foram repassados à UnB e às fundações cerca de R$67 milhões. Segundo as investigações, porém, o dinheiro foi usado para pagamento de festas, viagens, jantares, móveis e eletroeletrônicos para uso particular dos envolvidos, entre outros.

Segundo o MP, o esquema funcionava por meio do recolhimento de uma suposta taxa administrativa pelas fundações de apoio. Cerca de 7,5% dos valores totais repassados pela Funasa eram depositados numa conta bancária, fora da contabilidade das fundações, movimentada de forma paralela pelos denunciados. Desse total, 2,5% eram livremente movimentados por determinação de Alexandre Lima. O caso será julgado pela 12ª Vara da Justiça Federal no DF. As penas para os crimes variam de um a 12 anos de prisão.

Do Globo Online