Título: Datafolha: Crivella inicia campanha em primeiro
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 07/07/2008, O País, p. 4
Senador do PRB, seguido por Jandira Feghali, também apresenta o maior índice de rejeição
O senador Marcelo Crivella (PRB) está em primeiro lugar (26%) na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro, de acordo com a primeira pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha desde que foram oficializadas as candidaturas, mas também aparece com o maior índice de rejeição (29%) entre os eleitores. A pesquisa foi realizada com 812 pessoas no dia 3 de junho.
Jandira Feghali (PCdoB) aparece em segundo lugar, com 17% das indicações, e apresenta índice de rejeição bem menor: 13%. Em terceiro lugar estão tecnicamente empatados três candidatos, já que a margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos: Solange Amaral (DEM), que recebeu 10% das indicações; Eduardo Paes (PMDB), que ficou com 9%, e Fernando Gabeira (PV), que teve 7%.
Alessandro Molon (PT) e Chico Alencar (PSOL) foram apontados por 3% dos eleitores, enquanto Paulo Ramos (PDT) e Eduardo Serra (PCB) tiveram 1%.
A pesquisa nada marcou para Filipe Pereira (PSC) e Vinicius Cordeiro (PTdoB). Ela está registrada no TRE do Rio sob a codificação RPE 015/2008.
Molon é o que tem menor índice de rejeição
Os índices de rejeição favorecem Jandira Feghali. Mesmo em segundo lugar na pesquisa estimulada, sua rejeição vai a 13%, diante de índices mais altos de Solange Amaral (19%) e Fernando Gabeira (16%). O mesmo índice da candidata do PCdoB aparece para Eduardo Paes (13%). Chico Alencar foi rejeitado por 11% dos consultados, enquanto 10% disseram que não votariam, em nenhuma hipótese, em Paulo Ramos. Alessandro Molon é rejeitado por apenas 7% dos eleitores.
Entre os principais candidatos, Crivella, Feghali, Paes e Molon têm apoio, ou a simpatia, do presidente Lula, mas de 43% a 48% dos entrevistados afirmaram que não são influenciados por prefeito, governador ou presidente.