Título: Lei Seca: ainda mais rigor na fiscalização
Autor: Araújo, Paulo Roberto
Fonte: O Globo, 07/07/2008, O Globo, p. 12

Órgãos estaduais vão se unir para reprimir delitos de trânsito e reforçar o policiamento ostensivo no Grande Rio

Paulo Roberto Araújo

Os motoristas que dirigem embriagados e circulam pelas ruas do Grande Rio em carros e motocicletas em mau estado de conservação e com documentação irregular vão sofrer o mesmo rigor da fiscalização usada contra o transporte pirata das vans. O governador Sérgio Cabral autorizou a união de órgãos estaduais para reprimir delitos de trânsito e reforçar o policiamento ostensivo em pontos estratégicos do Grande Rio.

A operação envolverá o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), o Detran, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, com um total de 300 homens. Eles vão usar como pontos de apoio 27 ônibus do Detro, equipados com sistema de informática, banheiro e cozinha. À noite e nos fins de semana, os ônibus, oferecidos pelo Detro, serão deslocados para áreas de grande movimento, como porta de boates; a Lapa e locais onde ocorram eventos.

Os detalhes da operação, que deverá ser denominada Pressão Total, serão definidos numa reunião marcada para hoje. Vão participar o presidente do Detro, Rogério Onofre; o Secretário estadual de Saúde e de Defesa Civil, Sérgio Cortes; o presidente do Detran, Sebastião Farias; e, representantes da Secretaria estadual de Governo, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que é vinculado à Defesa Civil.

- O governador recomendou que a integração seja rápida e, principalmente, permanente. Como o trabalho vem dando certo na repressão ao transporte alternativo, ele quer a mesma eficiência no combate aos motoristas infratores. Nós do Detro vamos apoiar a PM com nossos recursos e a PM vai nos apoiar dando segurança aos nossos fiscais e ao mesmo tempo à população - disse Rogério Onofre.

Esquema vai incluir o uso de 27 bafômetros

Segundo o planejamento inicial da operação, os bombeiros vão operar os 27 bafômetros usados em cada um dos pontos de apoio. Os ônibus do Detro também servirão de ponto de apoio para os agentes da Secretaria estadual de Governo, que promovem operações de controle urbano.

- Segundo a orientação do governador, em cada unidade móvel será adotada a tolerância zero a respeito de qualquer tipo de infração. O governador recomendou guerra ao consumo de álcool pelos motoristas. Outra preocupação é oferecer estrutura à Polícia Militar para melhorar o policiamento ostensivo da cidade. Os ônibus do Detro também poderão ser usados como ponto de apoio a outros órgãos estaduais, municipais e federais - acrescentou Onofre.

Durante a reunião, também será discutia possível mudança no posicionamento dos ônibus do Detro. A intenção é manter a unidade fixa na Linha Vermelha e na Linha Amarela. Na Ponte Rio-Niterói, o ônibus ficará estacionado na Praça de Pedágio, no sentido Rio.

Ônibus do Detro são usados em fiscalização de estradas

Os ônibus do Detro também são usados ainda na fiscalização da RJ-106 (acesso à Região dos Lagos), no final da Avenida Brasil, próximo ao acesso à rodovia Rio-Santos, e na Região Serrana do estado.