Título: Irmã de Lap Chan é nova sócia da VarigLog
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 07/07/2008, Economia, p. 18

Chan Lup terá 51% de participação e é apresentada como solução para cumprir exigência de controle brasileiro

Aguinaldo Novo

SÃO PAULO. Numa manobra para se adequar à legislação, que proíbe que grupos estrangeiros tenham mais de 20% do controle de empresas aéreas no país, o fundo americano Matlin Patterson apresenta hoje à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) os nomes dos novos controladores da VarigLog. Entram em cena a chinesa naturalizada brasileira Chan Lup Wai Ohira como nova sócia majoritária, com 51% de participação, e o executivo Peter Marcussen Miller, um americano também naturalizado brasileiro, com 29% das ações.

Chan Lup é irmã do chinês Lap Wai Chan, representante do Matlin Patterson. Por uma decisão provisória da Justiça de São Paulo, os antigos sócios brasileiros (Luiz Gallo, Marco Antonio Audi e Marcos Haftel) foram afastados da empresa, sob acusação de gestão temerária. Como único controlador, restou o fundo americano, o que contraria o Código Brasileiro de Aeronáutica. Sob ameaça de cassar a concessão da VarigLog, a Anac deu prazo até hoje para que novos sócios fossem indicados.

Chinesa naturalizada brasileira foi sócia da Voloex

O nome de Chan Lup já apareceu antes no caso envolvendo a empresa aérea. Ela foi sócia da Voloex Participações e Investimentos, criada em setembro de 2007 a pedido do irmão. Lap Chan tinha poderes para comprar as ações dos então sócios brasileiros na VarigLog (conforme previa contrato de gaveta) e transferi-las para a Voloex, se adequando à legislação em vigor. A constituição da Voloex, feita com a ajuda do advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é investigada pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Civil de São Paulo.

Já Miller, que mora em Nova York, é o atual presidente do Conselho de Administração da VarigLog. Pela proposta a ser apresentada à Anac, Chan Lup vai pagar US$800 mil do US$1,3 bilhão arbitrado pela Justiça pelas ações de Gallo, Audi e Haftel.

"Acreditamos no negócio e tenho certeza de que, com uma gestão profissional e competente, poderemos levar a VarigLog a recuperar seu espaço no mercado de transportes de carga" disse a nova sócia, em nota.

Para advogado de ex-sócios, indicação é "escárnio"

Ela é apresentada como administradora, com formação pela PUC-SP e especialização em administração de instituições financeiras pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Seu currículo inclui passagens pelos bancos Comind, ING, Icatu e BNP Paribas. Sobre Miller, a informação é que "ocupou postos executivos" em empresas como a Dresdner Kleinwort Securities e no Bankers Trust Company, nos Estados Unidos.

- A indicação dos dois é um verdadeiro escárnio. Nenhum tem qualificação (para os novos cargos). Além disso, Chan Lup é irmã de Lap Chan e já apareceu como sócia na Voloex - afirmou o advogado Marcelo Panella, que representa os ex-sócios brasileiros da VarigLog. - É mais uma demonstração inequívoca de que o Matlin Patterson continua a desrespeitar a legislação - completou.

Apesar do prazo dado pela Anac, liminar concedida na quarta-feira passada pela 14ª Vara Federal de Brasília impede a agência de cassar a concessão da VarigLog, até que seja resolvida a briga judicial entre os seus sócios.