Título: Oposição vai explorar alta da inflação na campanha
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 05/07/2008, O País, p. 5

Governo reage acusando adversários de torcer contra o país.

BRASÍLIA. A volta da inflação deverá ser tema de debate entre os partidos na tentativa de nacionalizar as eleições municipais. Setores da oposição consideram que ganharam um reforço para enfrentar a disputa contra os candidatos ligados ao governo Lula: os efeitos da alta de preços nas camadas mais pobres da população.

O governo e seus aliados não só identificaram a estratégia, como se preparam para o embate. O DEM e o PSDB já estão fazendo atos e soltando notas com alertas sobre a inflação. Ontem, por exemplo, em Florianópolis, o DEM fez o "Feirão da inflação", expondo os produtos que tiveram grande aumento de preço.

- A inflação está de volta porque o governo federal é incompetente e tenta tapar o sol com a peneira. Em vez de cortar gastos, fazer economia, apenas acusa os que o alertam de torcerem para que tudo dê errado, coisa que os atuais governantes é que faziam muito bem quando estavam na oposição - criticou o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC).

Tucano vai à tribuna pedir que governo "abra os olhos"

Em Brasília, o deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) foi à tribuna da Câmara esta semana para alertar o governo sobre os efeitos nocivos da inflação na renda dos trabalhadores, em particular na dos aposentados e pensionistas do INSS que recorreram a empréstimos consignados.

- O governo precisa abrir os olhos para evitar que a inflação atinja os dois dígitos e saia de controle, como no passado - disse o tucano, sugerindo que o governo comece reduzindo sua "gastança".

Ao perceber o discurso da oposição, Lula decidiu fazer uma ação preventiva. Foi por isso que na mesma semana em que a pesquisa CNI/IBOPE mostrou forte desaprovação na atuação do governo na economia, declarou que há setores que torcem pela volta da inflação.

- Há, sim, uma preocupação no governo com o surto inflacionário. Não podemos negar o componente político desse debate. O aumento do preço dos alimentos atinge diretamente nossa base social, que se beneficia das políticas adotadas pelo governo. Por isso, percebemos uma mudança clara no discurso da oposição. A volta da inflação virou um jargão dos nossos adversários. Parece até torcida, o que é lastimável, pois a inflação tem um componente psicológico. Isso é uma irresponsabilidade - criticou a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC).

O líder do DEM, senador Agripino Maia (RN), contestou. - A volta da inflação é um assunto que não precisa ser provocado. As pessoas já sentem no bolso o aumento dos preços. O que a oposição dirá é que o governo não fez nada para evitar a carestia, apesar de ter sido alertado. As pessoas estarão menos felizes do que há três meses - previu.