Título: Deputados argentinos aprovam taxa sobre grãos
Autor:
Fonte: O Globo, 06/07/2008, Economia, p. 32

BUENOS AIRES. A maioria governista da Câmara dos Deputados da Argentina aprovou ontem uma lei que valida a controversa alta das taxas de exportação de grãos que a presidente Cristina Kirchner impôs em março passado, sob forte oposição do setor agrícola do país. A taxação provocou uma crise entre ruralistas e governo, gerando protestos que se espalharam pelo país. A lei, que ainda precisa da aprovação do Senado, passou por 128 votos a 122 na Câmara, após 17 horas de debate.

Esperando acabar com a crise política, Cristina pediu ao Congresso que votasse a taxa de exportação. Antes da votação, os produtores agrícolas ameaçaram lançar uma nova rodada de protestos, caso a lei fosse aprovada.

O imposto fora implementado por meio de uma ordem executiva. Mas, após meses de tensões políticas, Cristina buscou mais apoio no Congresso, onde o partido de situação, peronista, detém maioria.

Desde que a taxação sobre produtos agrícolas entrou em vigor, os ruralistas realizaram uma série de protestos e panelaços pelas principais cidades do país. Eles bloquearam estradas e suspenderam suas exportações, além de provocarem desabastecimento nos supermercados.