Título: Candidata apela a presidente
Autor: Nobre, Letícia
Fonte: Correio Braziliense, 18/05/2009, Economia, p. 10

Mariana Soares, de 28 anos, já fez plantão na porta da residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para pedir a nomeação. Há duas semanas, a única mulher aprovada para o cargo de policial legislativo, levou uma faixa na expectativa de sensibilizar Temer. ¿Acordei cedo e fiquei a manhã toda esperando que ele saísse para trabalhar e visse minha faixa¿, conta. ¿Na velocidade em que o carro passou não deve ter dado tempo de ler a faixa, mas ele me viu. Deixei a faixa lá e sei que tiraram¿, acrescenta a aprovada. A iniciativa não deu certo. ¿Recebi uma ligação de um funcionário da Câmara pedindo para que eu não fizesse aquilo. Mas, se for necessário, faço de novo¿.

Odontóloga por formação, Mariana abandonou a profissão e se dedicou integralmente ao concurso. Da publicação do edital à prova, em setembro, ela mudou completamente a própria rotina e a da família. ¿Deixei de acompanhar tanto a vida da minha filha que tinha 3 anos e passei várias responsabilidades para meu marido.¿ A rotina dela se resumia a ir para o curso preparatório pela manhã, almoçar em casa, e ficar até 21h na biblioteca da Legião da Boa Vontade (LBV) ¿ local conhecido pelos concurseiros para estudar.

Desempregada, Soares tem esperança de que será nomeada em breve. ¿Passei em quinto lugar, meu cargo não teve problema na Justiça e já tem quase um ano da homologação¿, e completa: ¿Ouvi dizer que todos os policiais legislativos estão fazendo o máximo de hora extra permitido. Precisa urgente contratar os aprovados.¿ Atualmente, Mariana tenta mobilizar os colegas, também aprovados, para cobrar pela convocação. ¿Não estamos pedindo nada demais. Só o que é de direito nosso.¿ (LN)