Título: Ex-diretor do BC ficou à frente do Opportunity
Autor: Rangel, Juliana
Fonte: O Globo, 10/07/2008, Economia, p. 22

O ex-diretor de Política Econômica do Banco Central (BC) Afonso Bevilaqua ficou à frente ontem da gestão dos negócios do grupo Opportunity, depois que o banqueiro Daniel Dantas, sua irmã, Verônica Dantas, o vice-presidente do banco, Carlos Rodemburgo, e mais oito pessoas da instituição, entre sócios, diretores e funcionários, tiveram a prisão decretada durante a Operação Satiagraha da Polícia Federal (PF). Eles são acusados de crimes financeiros, gestão fraudulenta, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Bevilaqua assumiu a gestão de fundos de investimentos do Opportunity em agosto do ano passado, mas com as prisões da última terça-feira - relaxadas no fim da noite de ontem - acabou sendo obrigado a assumir as responsabilidades do principal executivo do grupo, Dório Ferman. Bevilacqua dividiu suas funções com o diretor de Gestão, Felipe Pádua, e o diretor Comercial, Fernando Rodrigues.

Ontem, o clima no 28º andar do prédio Palácio Austragésilo de Athayde, no Centro do Rio, era de apreensão. Para tranqüilizar os clientes sobre a prisão dos diretores e sócios do Opportunity, o banco publicou fato relevante na sua página eletrônica:

"Ressaltamos que a liquidez dos fundos de investimento permanece absolutamente adequada, e para dar maior tranqüilidade e transparência aos nossos clientes e mercado em geral, as carteiras dos fundos estarão integralmente disponíveis".

Apesar de o Opportunity ter um escritório de contingenciamento para situações de crise, ele não chegou a ser acionado com a prisão dos diretores do banco. O escritório funciona em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O expediente nos dois últimos dias continuou sendo dado na sede do banco, no Centro.