Título: Em São Paulo, simbiose com o DEM
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 11/07/2008, O País, p. 5

Kassab contrata publicitário de tucano e usa boné do time de Serra

Flávio Freire

SÃO PAULO. Embora em campos opostos na disputa pela prefeitura paulistana, o prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) ignoram fronteiras políticas e seus aliados partidários se misturam na campanha um do outro. Não bastasse o prefeito gerir a cidade com 80% de tucanos na prefeitura e ter apoio de dez dos 11 vereadores do PSDB, há outros exemplos da simbiose cada vez maior entre as duas siglas.

Considerado o cérebro da campanha presidencial de Geraldo Alckmin em 2006, e tendo trabalhado para José Serra na disputa pelo Palácio do Planalto, em 2002, o publicitário Luiz Gonzalez agora dá expediente na campanha de Kassab. A contratação foi chancelada pela direção do DEM e por dirigentes tucanos que trabalham nos bastidores a favor de Kassab.

Ontem, durante um corpo-a-corpo, Kassab fez questão de mostrar sua intimidade com o PSDB. Com um boné do Palmeiras, disse:

- O que a gente não faz para agradar o Serra - disse ele, que é são-paulino e ainda posou com um militante que usava um chapéu com um tucano de pelúcia.

Ex-secretário de Comunicação de Alckmin no governo paulista, Roger Ferreira é o responsável pela comunicação da campanha de Kassab. O espaço físico também aproxima as duas campanhas: o DEM inaugurou seu comitê de campanha no mesmo prédio onde funciona o diretório municipal do PSDB. Ex-secretário de Comunicação de Serra e ex-coordenador de infra-estrutura da campanha de Alckmin, em 2006, o jornalista Sérgio Kobayashi, ainda filiado ao PSDB, trabalha a favor de Kassab. A mistura é tanta que assessores de Kassab até esquecem que um outro tucano debandou da prefeitura. Felipe Sigolo, ex-subprefeito da Vila Prudente na atual gestão, é hoje coordenador da agenda de Alckmin. Nesta semana, enquanto preparava a lista de compromissos de Alckmin, ele recebeu um telefonema da prefeitura para avisá-lo de um compromisso de Kassab naquela região.