Título: DF: mais um suspeito
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 18/05/2009, Mundo, p. 14

Uma moradora do Distrito Federal que esteve fora do país recentemente é a mais nova suspeita de ter contraído o vírus da gripe A (H1N1). O caso foi notificado no último sábado. A mulher está, desde então, internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade de referência local. Ela é a única das três suspeitas que está hospitalizada, já que as outras duas pacientes são monitoradas em casa. De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica do DF, Disney Antezana, amostras de fluido da nova paciente já foram colhidas e serão enviadas hoje para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para avaliação. Mesmo com o novo caso, o número de supostas vítimas ainda é menor do que o registrado na última semana, quando o DF chegou a contabilizar cinco quadros suspeitos.

Em todo o Brasil, a quantidade de possíveis vítimas só tem diminuído. Segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde de ontem, três casos suspeitos foram descartados após análise laboratorial ¿ baixando o número de 25 para 22. Eles estão distribuídos em nove estados e no Distrito Federal. Os confirmados são nove em todo o país: três no Rio de Janeiro, dois em São Paulo, e um em Santa Catarina, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

Pelo mundo, o número de contaminados chegou a 8.480, distribuídos por 39 países, e o de mortes se mantém estável em 72. Ontem, Nova York registrou sua primeira morte: um diretor de um colégio no Queens.

O quadro que mais preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no momento, no entanto, é o do Japão. O governo anunciou neste domingo que os casos confirmados aumentaram para 93, sendo que 70 podem ter sido infectados dentro do próprio território japonês. Segundo as autoridades locais, mais de mil escolas e creches das regiões mais afetadas, como Hyogo (município que inclui Kobo) e Osaka, podem fechar, assim como salas de cinema. Algumas empresas já pediram a seus funcionários que fiquem em casa.

¿Estamos estudando como prevenir a propagação da infecção¿, afirmou à imprensa o porta-voz do governo Takeo Kawamura, indicando que o gabinete terá uma reunião sobre o tema hoje. A principal preocupação é que a possibilidade de contaminação em regiões com densidade demográfica elevada ¿ como é o caso das grandes cidades japonesas ¿ é ainda maior. A OMS garantiu que está ¿acompanhando de perto¿ a situação do país, que possui cerca de 350 habitantes por km².

Assembleia Hoje, os países que integram a OMS se reunirão em Genebra para a 62 ª Assembleia Mundial da organização. Há a expectativa que, após o encontro, o nível de alerta seja elevado de 5, que caracteriza uma pandemia iminente, para 6, que considera já uma pandemia instaurada. Os ministros da Saúde devem ainda debater a troca do vírus da gripe A, já que os países em desenvolvimento têm exigido acesso justo às vacinas para colaborar enviando amostras do H1N1. Estava previsto que a Assembleia se estendesse de 18 a 27 de maio, mas a reunião foi reduzida a cinco dias, devido à necessidade dos responsáveis de saúde de estar nas capitais, lidando com o combate à gripe suína.