Título: Dantas deve ficar calado em novo depoimento
Autor:
Fonte: O Globo, 15/07/2008, Economia, p. 22
Advogados de defesa vão questionar ação da Abin nos autos.
Tudo indica que o banqueiro Daniel Dantas adotará a mesma "estratégia de silêncio" que marcou seu primeiro depoimento à Polícia Federal, na última sexta-feira. O novo depoimento está marcado para amanhã, em São Paulo, e novamente Dantas, seguindo orientação dos seus advogados, não deve responder às perguntas feitas a ele.
Se no primeiro depoimento a justificativa para o silêncio foi o fato de a defesa não ter tido amplo acesso aos autos, desta vez, o que está motivando a decisão é a surpresa do envolvimento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nas investigações. A referência da agência nos autos está sendo considerada como "um corpo estranho" pela defesa de Dantas. A "estratégia de silêncio" é a prova, diz a defesa, de que os depoimentos não estão sendo feitos em "campo neutro".
O advogado Nélio Machado e sua equipe estão estudando as medidas cabíveis para questionar a Abin nos autos. Não está descartada a apresentação de um novo habeas corpus, mas os advogados podem decidir por outro instrumento jurídico mais eficiente.
Os advogados de Dantas passaram o dia de ontem debruçados sobre seis mil páginas dos autos entregues ao escritório de Nélio Machado. Eles alegam não ter tido acesso ainda aos áudios e ao material proveniente das buscas e apreensão.