Título: Efeito colateral
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 20/05/2009, Política, p. 05

Para saber mais

As dores nas pernas sentidas pela ministra Dilma Roussef são causadas por um quadro de miopatia. Segundo a assessoria do Sírio-Libanês, trata-se de uma inflamação muscular decorrente do tratamento de quimioterapia.

O hematologista Alexandre Nonino, professor-convidado de clínica médica da Universidade de Brasília, explica que a miopatia é um efeito colateral comum em pessoas que são submetidos a tratamentos com corticoides. Sem falar especificamente sobre o caso da ministra da Casa Civil, o médico afirma que, normalmente, esse tipo de medicamento compõe a terapia contra o câncer. Ele cita também um quimioterápico, os medicamentos atores estimuladores de colônias de glanulócitos, que leva a surtos de dores musculares.

¿A quimioterapia pode causar uma série de efeitos adversos e eles variam de pessoa para pessoa¿, diz Nonino. Entre as consequências mais frequentes constam alterações no sangue, como queda de glóbulos vermelhos e aumento de risco para infecções, assim como sintomas neurológicos tais quais diminuição de sensibilidade, dor, prisão de ventre e queda de cabelos.