Título: Novo pedido para prender banqueiro é negado por juíza
Autor: Galhardo, Ricardo; Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 18/07/2008, Economia, p. 28

Dantas dará mais um depoimento hoje na PF de São Paulo.

SÃO PAULO. O banqueiro Daniel Dantas escapou mais uma vez de voltar à prisão. A juíza substituta da 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Janaína Rodrigues Valle Gomes, negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) para prender preventivamente o dono do Grupo Opportunity pelos crimes de formação de quadrilha, divulgação de informação sigilosa e corrupção ativa, em que é acusado no caso Kroll.

No processo, iniciado em 2004, o banqueiro é suspeito de ter usado os serviços da empresa americana Kroll para espionar a operadora Telecom Itália e autoridades do governo federal. No pedido de prisão, o MPF reuniu documentos da Operação Satiagraha para sustentar a alegação de que Dantas continuaria investigando ilegalmente Luís Roberto Demarco, seu ex-sócio no Opportunity, e manipulando a imprensa italiana. A juíza, porém, ressaltou em sua decisão que não há fato novo nos autos capaz de afetar a ordem pública e econômica.

Dantas volta hoje à PF em São Paulo, onde tem novo depoimento. Mas, como ocorreu nas duas outras vezes, ele não deve falar nada.

- Tudo indica que a estratégia será a mesma dos outros depoimentos. Ou seja, ele não deve responder às perguntas - afirmou o advogado Gustavo Teixeira, que faz parte do grupo que defende o banqueiro.