Título: Lula pede paciência contra a inflação
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 20/07/2008, Economia, p. 33

Brasil não tomará medidas de curto prazo porque problema é global.

BOGOTÁ. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou ontem que seu governo não adotará novas medidas de curto prazo ou pacotes para reduzir a inflação. Em discurso a cerca de 400 empresários brasileiros e colombianos, Lula disse ter determinado a sua equipe econômica que não adote ações intempestivas, pois a inflação, por ser um fenômeno mundial, requer soluções globais.

- Não se pode ficar nervoso e tomar medidas precipitadas. Em momentos de crise, a palavra mágica é paciência. A inflação é mundial e não pode ter solução caseira. É preciso encontrar soluções globais.

Lula destacou que os governos não têm direito de ficar imóveis diante da escalada da inflação. E, entre as saídas, estão o fim do movimento especulativo nas bolsas de mercadorias e um acordo na Rodada de Doha:

- Temos de evitar uma recaída protecionista dos países desenvolvidos.

Ao lado de Lula, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, afirmou que a inflação causada pelo aumento dos preços dos alimentos e do petróleo levou seu país a elevar os juros. Lula lembrou que, no Brasil, serão construídas duas refinarias - no Maranhão, por R$11 bilhões, para processar 600 mil barris por dia; e no Ceará, por R$19 bilhões e para 300 mil barris diários:

- As grandes reservas descobertas recentemente vão colocar o Brasil entre os grandes produtores do mundo.

(*) A repórter viajou em avião da Força Aérea Brasileira