Título: AMB divulga lista de 15 nomes com 'ficha suja
Autor:
Fonte: O Globo, 23/07/2008, O País, p. 5

BRASÍLIA. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou ontem a primeira lista de candidatos que respondem a processos na Justiça e disputarão as eleições de outubro. A entidade identificou 15 políticos com ficha suja que concorrerão a prefeito ou vice-prefeito, apenas nas capitais. O número equivale a 4,3% dos 342 candidatos aos dois cargos nas capitais, registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Os 11 aspirantes à prefeitura do Rio e seus vices ficaram fora da relação. Os nomes foram publicados na página da AMB na internet, onde o eleitor pode ter acesso a informações básicas sobre os processos.

A lista só incluiu candidatos que respondem a ações penais, por improbidade administrativa ou por crime eleitoral. A AMB admitiu que os números ficaram aquém do esperado, mas afirmou ter adotado critérios rígidos para evitar danos a políticos que são alvo de ações orquestradas por adversários. Foram desconsiderados, por exemplo, inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal e ainda não foram transformados em processo, assim como ações por improbidade administrativa sem aval do Ministério Público.

- Se a lista incluísse os inquéritos, ou as representações movidas por adversários políticos, a AMB correria o risco de divulgar casos que não foram pautados por uma investigação séria e isenta - disse o secretário-geral da AMB, Paulo Henrique Machado.

Maluf responde a sete processos, segundo entidade

O recordista de processos, segundo o levantamento, é o deputado Paulo Maluf (PP-SP), que tenta voltar à prefeitura de São Paulo. Ele responde a quatro ações penais no STF - foro privilegiado para parlamentares - e a outras três ações por improbidade administrativa na Justiça paulista. A ex-ministra Marta Suplicy (PT) é processada no Supremo por crime contra a Lei de Licitações. Completa a lista paulistana a deputada Aline Corrêa (PP-SP), candidata a vice de Maluf, com uma única ação no STF por formação de quadrilha, falsificação de documentos, ocultação de bens e outros crimes.

Três prefeitos que concorrem à reeleição foram incluídos na lista: Íris Rezende (PP), de Goiânia; Dalva Figueiredo (PT), de Macapá; e Raul Filho (PT), de Palmas. Também foi fichado o ex-governador Amazonino Mendes (PTB), que disputa a prefeitura de Manaus. Além do Rio, não figuram na lista candidatos de 15 capitais: Boa Vista, Maceió, Salvador, Vitória, São Luís, Cuiabá, Campo Grande, João Pessoa, Recife, Teresina, Curitiba, Belém, Porto Alegre, Florianópolis e Aracaju.

- Esperávamos encontrar um número um pouco acima de 10% dos candidatos. A percepção que se tinha, de um grande número de políticos processados, não condiz com a realidade - disse Machado.

A AMB informou não ter identificado candidatos condenados em qualquer instância judicial. Machado promete ampliar a lista com candidatos a prefeito e vereador de outras cidades. Os dados estão sendo enviados por juízes eleitorais de todo o país e são checados por uma equipe de oito funcionários da AMB.