Título: Mantida fábrica no DF
Autor: Pires, Luciano
Fonte: Correio Braziliense, 20/05/2009, Economia, p. 13

A criação da Brasil Foods (BRF) não vai, pelo menos em um primeiro momento, ter impacto na economia brasiliense. A fábrica da Sadia instalada em Samambaia não sofrerá qualquer mudança, segundo informações da empresa. Assim, a balança comercial do Distrito Federal não deve ser afetada pela fusão da companhia com a Perdigão. Maior exportadora local, a Sadia emprega 2.450 pessoas em sua unidade fabril.

Com uma capacidade para abater 250 mil frangos por dia e produzir 120 toneladas de salsicha diariamente, a fábrica tem contrato com 139 produtores locais. Na planta de Samambaia, a empresa produz frangos inteiros, cortes e miúdos de frangos. Os alimentos são vendidos para o mercado externo e interno, sendo que 60% vão para fora do DF. As salsichas a granel são voltadas para os consumidores locais.

De Samambaia, os produtos Sadia viajam o mundo. Saem do DF e vão para o Oriente Médio, Rússia, Hong Kong, Argentina, Japão e Venezuela. As vendas da fábrica de Samambaia ao exterior representaram 72% das exportações brasilienses no ano passado, totalizando US$ 119,3 milhões, quase o dobro do comercializado em 2007. De janeiro a abril deste ano, o valor exportado foi de US$ 28,7 milhões, 15,46% a menos que em 2008.

A Perdigão não possui fábrica no DF, apenas um centro de distribuição de mercadorias localizado no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte. As indústrias do grupo mais próximas de Brasília ficam em quatro cidades de Goiás: Mineiros, Itumbiara, Jataí e Rio Verde. Desde o ano passado, os projetos da Perdigão criaram aproximadamente 9,2 mil empregos diretos e cerca de 27,9 mil indiretos em Goiás. De acordo com a empresa, nenhuma unidade fabril do grupo será afetada com a fusão com a Sadia.

--------------------------------------------------------------------------------

O número Sadia 2.450 pessoas trabalham na empresa no Distrito Federal