Título: Paraguai: escolha de chanceler desafia EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 24/07/2008, O Mundo, p. 34

Alejandro Hamed teve o visto americano negado e seria suspeito por Washington de ligações com extremismo islâmico

ASSUNÇÃO. O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, confirmou ontem o atual embaixador do país no Líbano, Alejandro Hamed, como seu ministro de Relações Exteriores. A escolha de Lugo, que assumirá o governo em 15 de agosto, desafia os Estados Unidos, cuja embaixada em Assunção já havia se manifestado contra a indicação por supostas ligações de Hamed com terroristas islâmicos.

Na semana passada, o porta-voz de Lugo, Hermes Rafael Saguier, reconheceu que Hamed teve o visto recusado pelos Estados Unidos e que está proibido de embarcar em aviões de companhias americanas. Ontem, um assessor de Lugo confirmou que o chanceler indicado pode ter restrições de trânsito aos EUA, mas disse que caberia à embaixada americana se manifestar sobre o assunto.

O historiador é descendente de sírios e autor de livros em que defende a causa palestina. Também já foi professor de língua árabe e dirigiu um centro educativo em Ciudad del Este - na fronteira entre Paraguai, Brasil e Argentina - onde os EUA suspeitam que existam atividades de financiamento ao terrorismo.

Acusado de emissão ilegal de vistos

O anúncio da escolha do chanceler foi feito pelo futuro secretário-geral da Presidência, Miguel López Perito, numa coletiva de imprensa realizada após uma reunião de trabalho entre Lugo e sua equipe nas cercanias da capital, Assunção.

López Perito reconheceu dias atrás que a embaixada americana havia se manifestado sobre a possível escolha de Hamed para o cargo. No entanto, Perito negou a existência de um informe confidencial sobre os antecedentes e supostos vínculos de Hamed com o grupo xiita Hezbollah, como havia divulgado a imprensa local.

Durante sua gestão como embaixador no Líbano, Hamed foi acusado de emitir ilegalmente vistos a libaneses. A acusação foi derrubada na terça-feira pelo Ministério Público, e sua escolha para o cargo de chanceler foi confirmada ontem.

Hamed era o principal candidato ao posto depois da recusa da analista política Milda Rivarola, por ter discordado da escolha de Lugo para a direção da parte paraguaia na hidrelétrica de Itaipu.