Título: De perseguidor a perseguido
Autor: Galhardo, Ricardo; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 22/07/2008, Economia, p. 22

Protógenes tem primeira aula após deixar comando da Operação Satiagraha.

BRASÍLIA. O delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz, que até sexta-feira passada comandou a Operação Satiagraha, participou ontem, no Distrito Federal, das primeiras aulas do curso de aperfeiçoamento que motivou, oficialmente, seu afastamento do caso. Sua saída, no entanto, foi cercada de polêmica. Protógenes chegou à Academia Nacional de Polícia, na cidade-satélite de Sobradinho, por volta das 7h30m e deixou o local depois do meio-dia, para almoçar em um shopping nas redondezas, às margens de uma rodovia.

Acostumado a ficar na "cola" de investigados, o delegado acabou sendo perseguido por alguns repórteres e fotógrafos, o que o deixou extremamente irritado. Abordado, Protógenes se recusou a responder às perguntas dos jornalistas e a dar quaisquer declarações.

Protógenes almoçou em um restaurante simples, acompanhado de outros delegados da PF, que também demonstraram irritação com a presença da imprensa. Todos estão freqüentando o curso necessário à promoção na carreira para os profissionais da PF com mais de dez anos de atuação. Após pagar sua parte da conta, em dinheiro, Protógenes retornou à Academia, de onde saiu pouco depois das 18h.