Título: Favela de Acari também tem curral com 'candidato único' a vereador
Autor:
Fonte: O Globo, 26/07/2008, O País, p. 4

Numa caminhada de mais de três horas pelo Complexo de Acari, na Zona Norte, o candidato à prefeitura Marcelo Crivella (PRB) recebeu ontem o apoio explícito dos líderes comunitários do conjunto de favelas - reunidos no grupo Aliança Fortalecedora - e do "candidato único" a vereador das comunidades locais, Paulo Roberto Gonçalves Fernandes, o Paulinho do Social, do PTB, partido que integra a coligação do PMDB, de Eduardo Paes.

A ligação entre eles foi estabelecida depois de a Aliança - formada por presidentes de associações de moradores e ONGs, pastores e padres - ter decidido por apoiá-los no complexo. Como conta o MC Alex, líder comunitário do Centro Social Futuro Feliz, no Conjunto do Amarelinho, Paulinho foi escolhido para representar a região em um plebiscito, em maio de 2007. Havia 12 pré-candidatos, e os líderes comunitários indicaram cinco para o pleito. Paulinho teve cerca de 70% dos mais de três mil votos.

Evangélico, o candidato preside um centro social em Acari. A aliança que o escolheu diz ter optado por Crivella depois de ouvir outros postulantes à prefeitura. E o senador confirmou a parceria com Paulinho, apesar de pertencerem a partidos adversários.

- Na política, não se rejeita apoio. Pelo contrário, dignifica você ter a ajuda de todos que acreditam em suas propostas - disse o candidato, que prometeu levar o programa Cimento Social para o Complexo de Acari.

Líderes: outros podem vir, mas não serão acompanhados

Já o candidato a vereador explicou que, antes de se juntar à caminhada de Crivella, reuniu-se com a presidente do PTB, Cristiane Brasil, que, antes de fechar com o PMDB, havia declarado apoio ao senador. Segundo Paulinho, Cristiane teria recomendado que ele seguisse quem considerasse o melhor nome para a comunidade.

De acordo com representantes da Aliança Fortalecedora, qualquer candidato majoritário será bem-vindo no Complexo de Acari para apresentar suas propostas. Quanto a outros postulantes a vereador, dizem que os candidatos podem ir ao conjunto de favelas, mas não serão acompanhados pelos líderes locais.

Sobre a possibilidade de essa postura caracterizar a formação de um curral eleitoral, o coordenador da fiscalização da propaganda eleitoral no estado do Rio no TRE, o juiz Luiz Márcio Pereira, preferiu não se pronunciar, alegando que ainda não recebeu denúncias sobre o caso:

- O que temos são informações por alto. O que vier de denúncias será encaminhado à Polícia Federal e ao Ministério Público Eleitoral para investigações.

Durante a visita ao Complexo de Acari, Crivella teve que se desviar de uma barreira do tráfico próximo a uma das entradas do Parque Acari. Mas disse que os criminosos não o impedirão de entrar em comunidade alguma.