Título: Kassab usa lista da AMB para atacar Marta
Autor: Oliveira , Germano
Fonte: O Globo, 26/07/2008, O País, p. 10

SÃO PAULO. A campanha do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, está distribuindo panfletos pela cidade com o título "Sujou!", com críticas à adversária Marta Suplicy, do PT. A ex-prefeita lidera todas as pesquisas de intenção de voto. O panfleto, cujo slogan é "Marta nunca mais!!!", usa com grande destaque a informação do site da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) de que a petista responde a processo por improbidade administrativa: "Associação de juízes inclui Marta, Maluf e mais 13 em lista suja", diz o panfleto "Sujou", assumidamente produzido pela campanha de Kassab.

"O povo rejeita esse tipo de baixaria", diz petista

A distribuição do panfleto foi criticada ontem pela campanha do PSDB, para quem o prefeito "está baixando o nível". O PT considerou o boletim fruto do "desespero de quem não consegue decolar sua campanha".

- O panfleto é uma baixaria, estão manipulando uma coisa que não é verdadeira. Marta não foi nem condenada. Isso mostra o desespero de Kassab, que está atrás nas pesquisas. Talvez isso explique por que ele não sobe. O povo rejeita esse tipo de baixaria - disse o vereador José Américo, presidente municipal do PT e um dos coordenadores da campanha de Marta Suplicy.

Em corpo-a-corpo ontem, em Vila Matilde, a candidata, não quis comentar o assunto.

- Marta acha que esse tipo de coisa não merece nem comentário - disse Mário Moyses, assessor da candidata.

Segundo o Datafolha de ontem, ela tem 36% nas pesquisas, liderando a disputa em empate técnico com Geraldo Alckmin (PSDB), com 32% (a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos). Kassab tem 11%, em empate técnico com Paulo Maluf, com 8%.

Os próprios tucanos saíram em socorro de Marta. Como Alckmin está na Colômbia conhecendo o sistema de transportes de Bogotá, o coordenador de sua campanha, deputado Edson Aparecido (PSDB), tomou as dores petistas:

- É jogo baixo, chute abaixo da canela. Não contribui em nada para a campanha, para a discussão dos problemas da cidade, que é o que a população quer. Até porque esse tipo de panfleto não colabora com a "Cidade Limpa"(projeto de Kassab que proíbe distribuição de panfletos na cidade).

Os coordenadores da campanha de Kassab não quiseram comentar as críticas, mas confirmaram a autoria do material impresso, que consideram um serviço ao eleitor. O prefeito confirma que o panfleto foi feito por sua campanha e disse não concordar que seja um erro. Para ele, o partido deve explorar a lista da AMB:

- A campanha tem que ser feita com transparência. É uma informação relevante e tem que ser levada ao eleitor.