Título: Tarso: PF e Força Nacional estão à disposição
Autor: Bottari , Elenilce
Fonte: O Globo, 29/07/2008, O País, p. 3
BRASÍLIA. O ministro da Justiça, Tarso Genro, informou que a Polícia Federal está à disposição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para intervir nos morros do Rio de Janeiro, onde o narcotráfico estaria proibindo a entrada de candidatos. O ministro afirmou ainda que, caso necessário, a Força Nacional também poderá ajudar a Justiça Eleitoral do Rio. Tarso tratou do assunto ontem com o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, com quem terá nova reunião amanhã:
- Já disse a ele (Ayres Britto) que, a depender da convocação dele, da assinatura ou não de um documento que normatize nossa intervenção, que a PF está à disposição, se for chamada pelo tribunal para prestar o serviço necessário para a tranqüilidade da ação política dos partidos no Rio.
No sábado passado, jornalistas do GLOBO, do "Jornal do Brasil" e de "O Dia" foram obrigados, por traficantes armados, a apagar fotos tiradas na chegada do candidato do PRB a prefeito do Rio, Marcelo Crivella, à Vila Cruzeiro.
O governo federal, que vinha sendo cauteloso em relação às denúncias, mudou o tom do discurso. Ontem de manhã, após participar da reunião de coordenação política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Tarso disse que a Força Nacional poderia ajudar a Justiça Eleitoral a garantir o livre trânsito de candidatos e eleitores nos morros do Rio e que, para isso, dependeria de um pedido da Justiça Eleitoral ou do governo do Rio.
À tarde, em nova entrevista sobre o tema, Tarso foi mais explícito: disse que a PF está à disposição do TSE e pode agir a qualquer momento. Pela leis em vigor, cabe à PF garantir a lisura das eleições. Tarso disse, porém, que a solução contra o poder paralelo do narcotráfico no Rio depende da implementação das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).