Título: Kassab também entra na lista suja da AMB
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 30/07/2008, O País, p. 10

Processo que motivou inclusão é relativo a período em que prefeito foi secretário de Planejamento de Celso Pitta

Flávio Freire

SÃO PAULO. O nome do prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição em São Paulo, foi incluído ontem na chamada "lista suja" elaborada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), dias após a entidade ter divulgado uma relação que tinha apenas dois nomes de candidatos que disputam a prefeitura paulistana: Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP). Além de seu nome passar a constar da lista de candidatos que respondem a processo na Justiça, Kassab foi obrigado a recolher os panfletos que sua equipe distribuiu na cidade com o slogan "Sujou!", nos quais reproduz reportagens sobre a inclusão dos adversários na lista.

Para incluí-lo na lista, a AMB considerou o processo contra Kassab iniciado em 1997, quando ele era secretário de Planejamento do então prefeito Celso Pitta. Na ação movida pelo Ministério Público, Pitta é acusado de fazer promoção pessoal com dinheiro público ao divulgar informe publicitário em jornais de grande circulação defendendo-se de denúncias feitas pela CPI dos Títulos Precatórios.

A publicação ocorreu, segundo o MP, com anuência de Kassab e do então secretário de Finanças, José Antônio de Freitas. A 10ª Vara da Fazenda Pública chegou a considerar a ação como improcedente. O Tribunal de Justiça de São Paulo, no entanto, informou que o processo continua em andamento.

"Não vou brigar com a AMB", diz Kassab

A coordenação da campanha de Kassab criticou a inclusão do nome do candidato na lista, alegando que a iniciativa confunde a opinião pública: "Gilberto Kassab foi absolvido em segundo grau de jurisdição e o recurso movido pelo Ministério Público não tem efeito suspensivo. A inclusão, portanto, é incorreta e indevida, pois já há pronunciamento de mérito da Justiça absolvendo o prefeito".

Ontem, Kassab disse que estava tranqüilo em relação à possibilidade de seu nome ser incluído, já que os adversários já levantavam a hipótese por causa do processo relativo à gestão de Celso Pitta:

- Se a AMB incluir meu nome, não vou brigar com a AMB porque seria desgastante discutir isso. Mas, não tenho condenação e a Justiça até já julgou improcedente essa ação .

Sobre a distribuição dos panfletos, Kassab disse que essa foi uma iniciativa de seus coordenadores de campanha.

- Eu vou concentrar minha ação em formular propostas - disse, antes de ter informação de que a Justiça proibiu a divulgação do boletim.